Search
booked.net
Search
Close this search box.

Em evento de filiação à Rede, liderança indígena Vanda Witoto lança pré-candidatura à deputada federal no AM

Foto: Reprodução/Instagram

*Da Redação Dia a Dia Notícia 

Vanda Ortega Witoto lançou sua pré-candidatura à deputada federal pelo estado do Amazonas na manhã deste sábado (29). O evento que marcou sua filiação ao partido Rede Sustentabilidade Amazonas aconteceu na maloca dos povos indígenas do parque das tribos, bairro Tarumã. O evento ocorreu no formato híbrido, e contou com a presença e apoio da deputada federal Joenia Wapichana (Rede), primeira indígena eleita parlamentar.

O estado do Amazonas possui o maior número de indígenas do Brasil, porém não conta com nenhuma representação destes povos na Assembleia Legislativa ou no Congresso Nacional. Em seu discurso, a pré-candidata destacou o apoio de não indígenas.

“Temos apoio de parentes não indígenas. A luta dos povos indígenas não é exclusiva dos povos indígenas ou dos nossos territórios. A defesa da vida é de todos”, destacou Vanda Witoto.

Vanda Witoto destacou também que é chegada a hora de se construir políticas a partir do modelo de vida dos povos indígenas, para assim garantir a preservação da floresta e a continuidade dos povos indígenas no país.

“Juntos faremos diferença pelo Amazonas. Em um contexto político, social, na educação e saúde. Porque quando a gente se une, a gente faz história”, indagou a pré-candidata.

No ano de 2018, Joenia Wapichana foi eleita a primeira deputada indígena no Congresso Nacional, desde então os povos indígenas se mobilizam para que mais cargos políticos sejam ocupados por indígenas. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) do ano de 2010, apontam que povos originários somam cerca de 800 mil no país, sendo mais de 440 indígenas apenas na Amazônia, onde o estado do Amazonas possui a maior população indígena do país.

A ex-senadora Marina Silva (Rede) e diversas lideranças indígenas também estiveram presentes no evento de forma online.

“Sua candidatura é prova da sua coragem. Da menina que foi pra cidade, que estudou, trabalhou, se tornou ativista e militante no estado do Amazonas […] Agradeço muito por você colocar sua juventude, sua inteligência e principalmente seu compromisso a serviço do seu povo e do estado do Amazonas”, disse Marina Silva.

Biografia

Vanda Ortega é do povo Witoto,  técnica de enfermagem e se tornou um símbolo  da luta contra a Covid-19 atuando desde o início da pandemia em sua comunidade, Parque das Tribos, em Manaus.

Vanda Ortega Witoto foi a primeira imunizada contra Covid-19 no Amazonas. Foto: Reprodução

Ela foi a primeira profissional de saúde e mulher indígena do Amazonas a ser imunizada com a vacina, e teve papel fundamental no tratamento e na vacinação de indígenas de vários povos.

 Vanda Witoto também é servidora da Fundação de Dermatologia Tropical e Venereologia Alfredo da Matta (FUAM), aluna de graduação de Pedagogia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), e também faz parte da coordenação dos estudantes indígenas do Estado do Amazonas.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.