*Lucas dos Santos – Da Redação Dia a Dia Notícia
Com 98% das urnas apuradas, Omar Aziz (PSD) foi reeleito para o cargo de senador pelo estado do Amazonas nas eleições de 2022 com mais de 40% dos votos válidos. O atual ocupante da cadeira no Senado Federal travou uma disputa acirrada com Coronel Menezes (PL), que ficou em segundo lugar com pouco mais de 39% dos votos válidos.
Apoiado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Omar se destacou no último ano por presidir a CPI da Covid no Senado Federal, onde tornou-se inimigo declarado do presidente Jair Bolsonaro (PL), que apoiava Menezes no estado do Amazonas.
Omar conquistou a inimizade total do presidente Jair Bolsonaro ao presidir a CPI da Covid no Senado Federal, que produziu diversas acusações e inquéritos contra o presidente da República e seu corpo de ministros mais próximos, como o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello, que se elegeu deputado federal pelo Rio de Janeiro.
Ao longo da apuração, Coronel Menezes ficou mais de 10% à frente de Omar Aziz. Contudo, as urnas do interior do Amazonas garantiram a reeleição de Omar. A diferença entre os dois caiu continuamente após 60% das urnas serem apuradas, contabilizando os votos de Manaus e de parte do interior.
Eleição para o Senado
Com a concentração de votos entre Omar Aziz e Coronel Menezes, os demais candidatos ficaram com um índice de votação extremamente baixo. No segundo lugar durante toda a campanha, mas caindo na reta final, o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio Neto (PSDB) conquistou cerca de 9% dos votos válidos. O tucano perdeu muitos votos para Menezes, que recebeu o chamado “voto útil” de eleitores do presidente Bolsonaro que cogitavam votar em Arthur.
O ex-deputado Luiz Castro (PDT) ficou em quarto lugar com 7% dos votos válidos, seguido pela oficial de justiça Marília Freire (PSol), que conquistou 1,5% dos votos válidos. O vereador de Manaus Bessa (Solidariedade) e o pastor Peter Miranda (Agir) receberam menos de 1% dos votos válidos.
Chico Preto (Avante) recebeu quase 10 mil votos, mas sua candidatura foi anulada, consequentemente os votos em seu nome também foram.