Search
booked.net
Search
Close this search box.

Em eleição apertada, Omar Aziz é reeleito senador pelo estado do Amazonas

Foto: Reprodução/Twitter
*Lucas dos Santos – Da Redação Dia a Dia Notícia

Com 98% das urnas apuradas, Omar Aziz (PSD) foi reeleito para o cargo de senador pelo estado do Amazonas nas eleições de 2022 com mais de 40% dos votos válidos. O atual ocupante da cadeira no Senado Federal travou uma disputa acirrada com Coronel Menezes (PL), que ficou em segundo lugar com pouco mais de 39% dos votos válidos.

Apoiado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Omar se destacou no último ano por presidir a CPI da Covid no Senado Federal, onde tornou-se inimigo declarado do presidente Jair Bolsonaro (PL), que apoiava Menezes no estado do Amazonas.

Omar conquistou a inimizade total do presidente Jair Bolsonaro ao presidir a CPI da Covid no Senado Federal, que produziu diversas acusações e inquéritos contra o presidente da República e seu corpo de ministros mais próximos, como o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello, que se elegeu deputado federal pelo Rio de Janeiro.

Ao longo da apuração, Coronel Menezes ficou mais de 10% à frente de Omar Aziz. Contudo, as urnas do interior do Amazonas garantiram a reeleição de Omar. A diferença entre os dois caiu continuamente após 60% das urnas serem apuradas, contabilizando os votos de Manaus e de parte do interior.

Eleição para o Senado

Com a concentração de votos entre Omar Aziz e Coronel Menezes, os demais candidatos ficaram com um índice de votação extremamente baixo. No segundo lugar durante toda a campanha, mas caindo na reta final, o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio Neto (PSDB) conquistou cerca de 9% dos votos válidos. O tucano perdeu muitos votos para Menezes, que recebeu o chamado “voto útil” de eleitores do presidente Bolsonaro que cogitavam votar em Arthur.

O ex-deputado Luiz Castro (PDT) ficou em quarto lugar com 7% dos votos válidos, seguido pela oficial de justiça Marília Freire (PSol), que conquistou 1,5% dos votos válidos. O vereador de Manaus Bessa (Solidariedade) e o pastor Peter Miranda (Agir) receberam menos de 1% dos votos válidos.

Chico Preto (Avante) recebeu quase 10 mil votos, mas sua candidatura foi anulada, consequentemente os votos em seu nome também foram.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.