*Redação Dia a Dia Notícia
De olho nas próximas eleições e em aliados políticos, o deputado federal e vice-presidente da Câmara, Marcelo Ramos (PL), em reunião com 35 prefeitos e lideranças políticas do interior do Amazonas neste final de semana, destacou apoio à reeleição do senador Omar Aziz (PSD) no ano que vem, dando a entender que não possui interesse na única vaga que estará aberta para representantes do Estado no Senado. Em 2022, os brasileiros irão às urnas eleger, além de senadores, governadores, deputados estaduais e federais, e o presidente da República.
A reunião teve como pauta a prestação de contas do mandato de Ramos, que investiu R$ 168 milhões em emendas parlamentares aos municípios do Estado, a maioria para combate à Covid-19. No interior, apenas dois prefeitos, os de Envira e Fonte Boa, são do PL, o mesmo partido de Ramos. Já o partido de Omar, PSD, elegeu no ano passado seis prefeitos (9,83%), em Careiro da Várzea, Japurá, Manicoré, Nhamundá, Pauini e Uarini.
No Twitter, o deputado tem utilizado a plataforma para tecer críticas a diversas instâncias do poder. Na noite do último domingo (11), Marcelo Ramos chegou a associar à Presidência de Bolsonaro com uma “avacalhação geral”, em referência à conversa do senador Jorge Kajaru (Cidadania), de Goiás, com o presidente, sobre a CPI da Covid, que irá investigar ações e omissões do governo federal no enfrentamento da pandemia e o colapso da saúde no Amazonas no começo do ano.
Um senador grava o Presidente da República. Um senador age como um vassalo pedindo pra ser poupado pelo Presidente. Um presidente pede pra um senador poupa-lo numa investigação, investigar governadores e abrir impeachment de ministro do STF. É a avacalhação geral da República.
— Marcelo Ramos (@marceloramosam) April 12, 2021
Na manhã desta segunda-feira (12), sobre uma declaração do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), acerca de uma possível celebração do fim da pandemia com a participação do vocalista da banda U2, Bono Vox, o deputado escreveu:
Empresários e trabalhadores passando momentos de desespero, a fome expressa nos sinais de trânsito, a pandemia ainda nos aterroriza e o Prefeito tá com a cabeça em um show do Bono Vox? Prefeito, nossa bancada está a sua disposição pra ajudar em coisas que importam na vida.
— Marcelo Ramos (@marceloramosam) April 12, 2021
Ramos chegou ainda a rebater, na tarde desta segunda-feira, alegações sobre o seu interesse nas eleições. “É hora de cuidar de vidas, não é hora de cuidar de votos!”, escreveu o deputado, cujo mandato vai até o ano que vem.
Não adianta tentarem me pautar com eleições. Estamos em meio a uma pandemia com trágicos efeitos sanitários, econômicos e sociais. É hora de cuidar de vidas, não é hora de cuidar de votos!
— Marcelo Ramos (@marceloramosam) April 12, 2021