Search
booked.net
Search
Close this search box.

Em 2021, Manaus registrou mais de 1.600 assaltos a ônibus; 2022 já apresenta redução do crime

*Da Redação Dia a Dia Notícia

Durante o ano de 2021, a cidade de Manaus registrou cerca de 1.669 assaltos a ônibus. Houve uma queda de 26,25% se comparado ao ano de 2019, onde foram registrados 2.663 assaltos ao transporte público. Entre os anos de 2019 a 2021, houve um total de 5.602 assaltos a ônibus na capital, apontam dados do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Amazonas (Sinetram).

O ano de 2022, já demonstra redução do crime, de acordo com Dados do Centro Integrado de Estatística de Segurança Pública (Ciesp),  nos dois primeiros meses de 2022, onde foram registrados 215 roubos contra 319 registrados em janeiro e fevereiro de 2021, havendo uma queda de 32,60%.

Na capital, ônibus das linhas 560, 640, 448, 550, entre outros que atendem principalmente a zona Norte da cidade são as que mais sofrem com a ação dos criminosos. Em muitos casos, os criminosos fazem um desvio da rota do transporte público, usando a avenida Santos Dumont, no Tarumã como rota de fuga. Além disso, os criminosos fazem o uso de violência para intimidar os passageiros, portando armas de fogo ou armas branca. Em alguns casos, passageiros acabem sendo feridos ou até mesmo perdendo a vida.

Como foi o caso do jovem indígena Sateré Mawé, Melquisedeque Santos do Vale (18), o crime ocorreu em 16 de dezembro de 2021 durante um assalto à ônibus no bairro Tarumã na zona Oeste de Manaus. O jovem morreu após ser baleado na cabeça, o crime chamou a atenção da população pela brutalidade. Até o momento, dois criminosos foram presos por participarem do crime, a participação de outros suspeitos ainda é investigada.

Além disso, usuários do transporte público também sofrem com os furtos que ocorrem principalmente nos horários de pico. Onde criminosos se misturam aos passageiros e aproveitam o momento para praticar o crime, um dos itens mais furtados são os aparelhos celulares. Tudo acontece na subida ou descida dos ônibus, que ocorre com maior fluxo de pessoas durante os horários de pico nos principais terminais da cidade.

Ações

Além das operações Catraca e Cidade Mais Segura, realizadas diariamente na capital, a Secretaria de Segurança Pública conta com o Ponto de Relacionamento Comunitário e Visibilidade (PRCV). A ação é coordenada pela Secretaria Executiva Adjunta de Operações (Seaop). Agentes das forças de segurança ficam em pontos estratégicos da capital para garantir a segurança da população, inclusive em terminais de ônibus.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.