*Da Redação – Dia a Dia On-line
Em 2020, mesmo com a pandemia, o ex-prefeito de Manaus Arthur Neto (PSDB) gastou R$191 milhões em publicidade, segundo o vereador Lissandro Breval (Avante), que é presidente da Comissão de Finanças, Economia e Orçamento (Cfeo), da Câmara Municipal de Manaus (CMM). O montante é 21,59% do valor das despesas realizadas com a saúde no município.
Lissandro teve acesso ao relatório resumido da execução orçamentária referente ao 6º bimestre de 2020, que foi apresentado pela Secretaria de Orçamento e Projetos da Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia (Semef). Esse demonstrativo foi analisado durante a primeira reunião da comissão de finanças da CMM realizada no final do mês de fevereiro passado.
“O que nos chamou atenção foram os valores gastos com publicidade. Esse valor contradiz com a situação que vivemos com a pandemia, onde os gastos com a saúde foram de R$880 milhões. O valor é alto, mas pelo que verificamos está dentro do limite orçamentário, mas queremos detalhes, inclusive saber onde isso foi investido e para quem foi pago”, explicou.
Segundo ele, novos relatórios mais detalhados sobre as despesas com publicidade foram solicitados à Semef.
A 3ª Comissão de Finanças, Economia e Orçamento tem por competência opinar sobre matéria financeira e fiscal, tributação e arrecadação, empréstimos públicos, proposições que importem em aumento ou redução da despesa pública, aspecto financeiro de qualquer propositura, processos de tomadas de contas, projetos de abertura de créditos adicionais oriundos do Executivo Municipal, além de acompanhar, também, a execução orçamentária, podendo propor ou receber indicações orçamentárias oriundas das comunidades e encaminhá-las à Prefeitura de Manaus.
Segundo Lissandro Breval, a comissão vai trabalhar analisando os pagamentos, os investimentos e discutir os gastos realizados pelo Executivo. “O nosso objetivo de trabalho é trabalhar dentro da gestão municipal, ajudar na prática e acompanhar, fiscalizar os pagamentos executados pelo município”, completou.