Search
booked.net
Search
Close this search box.

Em 10 meses, mais de 4 mil medidas protetivas foram solicitadas pela Polícia Civil

*Da Redação do Dia a Dia Notícia 

No dia 10 de outubro é comemorado o Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher, e a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) destaca a importância das medidas protetivas no enfrentamento à violência doméstica. Até o mês de outubro, foram solicitadas 4,7 mil medidas protetivas pelas Delegacias Especializadas em Crimes Contra a Mulher (DECCMs).

Conforme a delegada Patrícia Leão, titular da DECCM Centro-Sul, um dos principais pilares da Lei Maria da Penha é a medida protetiva de urgência. A ordem judicial tem como objetivo garantir a segurança imediata da vítima.

“No momento em que a mulher identifica a violência que está sofrendo, deve imediatamente registrar a ocorrência na DECCM ou no Distrito Integrado de Polícia (DIP) mais próximo da sua residência. Na ocasião, ela deve solicitar a medida protetiva para preservar a sua segurança até que o autor seja preso”, destacou a delegada.

Ela explica que o pedido de medida protetiva é enviado à Justiça dentro de 48 horas, e após o deferimento da solicitação, ambos são notificados e o autor deve manter a distância imposta pelo Poder Judiciário, para proteção da vítima.

“Até o momento, a DECCM Centro-Sul fez a solicitação de mais de 2 mil medidas protetivas. Isso é fruto de um trabalho preventivo que a Polícia Civil vem fazendo no combate à violência contra a mulher. Por meio de palestras e rodas de conversas, as DECCMs conscientizam as mulheres para que elas possam identificar as violências e se sintam encorajadas em procurar ajuda das autoridades”, disse a delegada.

Somando aos números da DECCM Centro-Sul, também estão os da DECCMs Norte/Leste e Sul/Oeste. Juntas, elas solicitaram mais de 4,7 mil medidas protetivas de janeiro até outubro.

Prevenção

Segundo a delegada, o trabalho preventivo também conta com a integração de outros órgãos da rede de proteção às mulheres, como a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e Polícia Militar do Amazonas (PMAM).

“A Sejusc oferece assistência social, psicológica e jurídica para as mulheres por meio do Serviço de Apoio Emergencial à Mulher (Sapem), e Ronda Maria da Penha, da Polícia Militar, trabalha de forma integrada com a Polícia Civil nas prisões e ações preventivas realizadas em locais como escolas e comunidades”, contou a delegada.

Para a delegada, essa união de força também contribui para que as mulheres tenham cada vez mais confiança no trabalho desempenhado pelos órgãos públicos, que está à disposição para protegê-las.

Combate ao feminicídio

A delegada também citou que, nesta quinta-feira (10), foi sancionada a Lei 14.994, de 2024, agravando a pena do crime de feminicídio. Agora, a pena mínima passa de 12 para 20 anos e a penalidade máxima de 30 para 40 anos.

“O feminicídio passa a ser um crime próprio e, com esse pacto antifeminicidio, há casos em que o aumento da pena pode chegar até a 60 anos. Essa lei enfatiza a luta contra a violência doméstica e auxilia o trabalho que está sendo realizado pelas Forças de Segurança”, destacou a delegada.

Denúncias

A delegada destaca a quem esteja sofrendo violência doméstica ou tenha o conhecimento de alguma mulher que esteja sendo vítima, que denuncie pelo disque-denúncia 180 ou pelo 181, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM).

As denúncias também podem ser feitas presencialmente nas DECCMs; A DECCM Centro-Sul está situada na avenida Mário Ypiranga Monteiro, bairro Parque Dez de Novembro, zona Centro-Sul, e funciona em regime 24 horas para registro de ocorrências de violência doméstica familiar.

A DECCM Norte/Leste está localizada na rua Nossa Senhora da Conceição, bairro Cidade de Deus, zona Norte.

A DECCM Sul/Oeste fica na rua Desembargador Felismino Soares, bairro Colônia Oliveira Machado, zona Sul.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.