Search
booked.net
Search
Close this search box.

Em 10 anos, setembro registra o período de maior destruição na Amazônia; desmatamento atingiu 1.224 km²

*Da Redação Dia a Dia Notícia 

O Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), que monitora a floresta por meio de imagens de satélite, divulgou nessa quarta-feira (20) dados que comprovam que a Amazônia perdeu diariamente no mês de setembro uma área de floresta maior do que 4 mil campos de futebol. Foram devastados 1.224 km², que corresponde ao tamanho da cidade do Rio de Janeiro, ficando registrada como a pior marca para setembro em 10 anos.

O estado do Amazonas foi o segundo que mais desmatou em setembro, com 261 km² (21%) destruídos. Os meses de março, abril, maio, julho e agosto de 2021 também registraram o pior desmatamento desde o ano de 2012. Setembro foi o sexto mês de 2021 que a Amazônia obteve a maior aérea destruída na década. Os dados apontam que o acumulado de janeiro a setembro deste ano chegou a 8.939 km², cerca de 39% a mais do mesmo período comparado a 2020, sendo o pior índice em 10 anos.

Fonte: Imazon

Os registros de desmatamento referentes ao mês de setembro foram apenas 1% superior do que foi detectado no mesmo mês no ano de 2020, quando a Amazônia também perdeu uma área expressiva de floresta correspondente a 1.218 km². Já em comparação a 2019, a devastação do mês de setembro deste ano é 53% maior e quatro vezes maior em relação a 2018.

De acordo com o Imazon, os dados mostram que o Brasil necessita apresentar ações que sejam mais efetivas para proteger a Amazônia na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP-26), que inicia no dia 31 de outubro em Glasgow, na Escócia. Entre as mudanças necessárias estão o aumento da fiscalização nos locais mais afetados pelo desmatamento, o embargo de áreas destruídas ilegalmente e a punição dos responsáveis.

O SAD é uma ferramenta desenvolvida pelo Imazon que utiliza imagens de satélite para monitoramento da floresta. Além desta ferramenta, existem outras plataformas que realizam este tipo de monitoramento, como o Deter do Inpe e o GLAD da Universidade de Maryland. Os dados fornecidos ajudam os órgãos de controle a planejarem operações para fiscalizar e identificar desmatadores ilegais.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.