Search
booked.net
Search
Close this search box.

Eliane Cantanhêde é criticada ao dizer que Janja deveria se restringir ao quarto do casal

Comentarista da GloboNews foi acusada de “misógina” e recebeu resposta da presidente do PT Gleisi Hoffmann
Crédito: Reprodução Eliane Cantanhêde é criticada na GloboNews após fala machista contra Janja
*Da Redação Dia a Dia Notícia

A jornalista Eliane Cantanhêde foi criticada nas redes sociais após disparar uma fala machista, durante sua participação no programa “Em Pauta”, da GloboNews, sobre o papel que Janja, esposa do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), vem desempenhando desde a campanha nas eleições até este momento de transição de governo.

Durante sua participação no programa, a jornalista afirmou que a futura primeira-dama está incomodando. “Quem é o presidente é o Lula. Tudo tem limite. Tudo o que excede pode dar problema. E há um incômodo sobre o excesso de espaço que a Janja está ocupando”, começou Cantanhêde.

Em seguida, a jornalista comentou sobre a presença de Janja durante o discurso de Lula em que o presidente eleito chorou ao falar da fome no Brasil. “Ela tava ali sentada, mas ela não é presidente do PT, não é líder política, não é presidente de partido. Por que ela estava ali? Qual é o papel da primeira-dama?”, questionou.

Cantanhêde, então, começou a citar algumas ex-primeiras-damas, como a mulher do Geisel, a do Costa e Silva e a do Fernando Collor. Ela disse que nenhuma delas foi bom exemplo de primeira-dama. “Eu acho que um bom exemplo de primeira-dama foi a Ruth Cardoso que, como a Janja, tinha brilho próprio, era uma professora universitária e super respeitada, e cuidou da Comunidade Solidária [programa de combate à pobreza e à desigualdade social do governo FHC], mas não tinha protagonismo, nem voz nas decisões políticas. Se tinha, era a quatro chaves, dentro do quarto do casal”, afirmou a jornalista.

A fala de Cantanhêde na GloboNews foi recebida como um ataque misógino ao protagonismo das primeiras-damas, sobretudo em relação a Ruth Cardoso e a Janja, como se elas devessem se ater apenas ao quarto do marido.

Em seguida, o jornalista André Trigueiro fez uma fala em defesa ao protagonismo da primeira-dama. “Já ficou muito claro que [a primeira-dama], nesse governo, não será propriamente alguém que vai cumprir o papel de dona de casa subserviente ao marido. Lugar de mulher é onde ela quiser ficar. Isso o presidente eleito falou na Paulista no discurso da vitória”, disse.

Gleisi responde

A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, respondeu de maneira contundente à fala da jornalista: “me apavora o machismo incrustado na cabeça de mulheres ditas esclarecidas, onde estereótipo dos papéis delegados a nós é o importante. Desprezível fala de Eliane Cantanhede s/@JanjaLula .Ter opinião e participação politica é direito de TODAS nós mulheres! Sem essa de primeira dama

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.