*Da Redação Dia a Dia Notícia
O humorista Marcelo Madureira, um dos criadores do extinto humorístico Casseta e Planeta, conhecido pelo linguajar politicamente incorreto, declarou que irá votar no candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno das eleições de 2022. Madureira passou os últimos anos fazendo diversas críticas ao Partido dos Trabalhadores (PT) e exaltando a Operação Lava Jato, além de votar no presidente Jair Bolsonaro (PL) nas eleições de 2018.
O humorista afirmou ao jornalista Chico Alves, do UOL, que irá votar no petista “sem constrangimento e pela democracia”.
“Vejo em Bolsonaro e no grupo que ele representa uma grave ameaça às instituições democráticas. Basta ver o que ele falou hoje sobre mudar a composição do Supremo”, afirmou.
A proposta a qual Marcelo se refere é uma PEC articulada pelo presidente Bolsonaro e aliados no Congresso Nacional para aumentar o número de integrantes no Supremo Tribunal Federal (STF), os quais seriam indicados pelo atual chefe do Executivo. A proposta tem apoio do líder do governo na Câmara, deputado Ricardo Barros (PP-PR) e busca criar uma maioria artificial favorável ao pensamento do presidente dentro da corte suprema.
Mudança de pensamento
Em 2018, Marcelo Madureira votou em Bolsonaro por rejeitar fortemente o PT. Sua mudança de pensamento veio em conjunto com o grupo Derrubando Muros, organização de mobilização política que inclui pessoas de direita, centro e esquerda. Os membros também declararam voto ao candidato petista no pleito de 2022.
“Fui e sou forte crítico de determinadas práticas de alguns membros do PT, que na minha opinião deveriam ter feito alguma autocrítica”, avalia. “Mas na política há momentos em que temos que buscar convergência. Não se trata mais de discutir corrupção ou não corrupção, o patrimônio cívico que temos hoje no Brasil é o regime democrático, no qual o PT, mal ou bem, tem protagonismo”, afirmou Madureira.