Search
booked.net
Search
Close this search box.

Eleições: convenções partidárias em Manaus começam a partir do dia 1º de setembro

É nas convenções que os partidos escolhem seus candidatos a prefeito e vereador, além de coligações majoritárias e definição dos critérios para distribuição de recursos do fundo eleitoral

*Alice Almeida – Dia a Dia On-line

Inicia nesta segunda-feira, dia 31, o prazo para as convenções partidárias que definirão candidatos às eleições municipais deste ano. Até 16 de setembro, as legendas precisarão eleger internamente a nominata de postulantes aos cargos de vereador, prefeito e vice-prefeito, caso haja chapa majoritária. No Amazonas, os 32 partidos políticos já agendam suas convenções a partir do dia 1º de setembro.

A grande mudança neste ano nos procedimentos burocráticos que envolvem a confirmação das candidaturas é a possibilidade de as convenções serem realizadas de forma on-line.

Em função da pandemia, a resolução 23.623 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou os partidos a realizarem as convenções de forma virtual. É uma autorização, mas é uma faculdade que os partidos têm. Pela regra, se quiserem fazer presencial podem realizar, mas precisam verificar as exigências sanitárias de cada município.

Em Manaus, o Democracia Cristã (DC) será o primeiro partido a realizar a convenção partidária, na próxima terça-feira, dia 01. Tendo como pré-candidato a prefeito o vereador Chico Preto, o evento será realizado em formato drive-in no estacionamento da Universidade Nilton Lins, Parques das Laranjeiras.

Na sequência, o partido Rede Sustentabilidade, que não terá o ex-secretário de Educação Luiz Castro concorrendo nas eleições, realizará a convenção no dia 03, de forma virtual.

Já o PCdoB, com o evento marcado para o domingo do dia 06, adotará o formato híbrido, ou seja, virtual e presencial ao mesmo tempo.

No dia 08, terça-feira, é a vez do partido de David Almeida, o Avante, anunciar a candidatura do ex-governador, de maneira drive-in, com cada candidato dentro do veículo e sintonização de uma frequência de rádio especial.

Quatro partidos estão com as convenções previstas para o dia 12 de setembro: PSTU, Psol, Patriota e Novo, sendo estes dois últimos de maneira presencial e o primeiro virtual.

O Patriota deverá anunciar o ex-superintendente da Suframa Alfredo Menezes como candidato a prefeito, e o partido Novo, o empresário Romero Reis.

O Psol, no entanto, informou que ainda está decidindo como vai ocorrer o evento que irá anunciar a candidatura do ativista gay Paulo Trindade.

No dia seguinte, 13 de setembro, será a vez do Partido dos Trabalhadores (PT) anunciar a candidatura do deputado federal José Ricardo para disputar o cargo máximo na Prefeitura de Manaus. A modalidade do evento ainda será anunciada.

A convenção do partido do PTB será realizada no dia 15 em formato híbrido.

No dia 16, estão marcados os eventos dos partidos PMN, que vai lançar Orsine Júnior, e do PSB, que já anunciou apoio a candidatura de Ricardo Nicolau pelo PSD, ainda sem data para a convenção.

O PSDB do prefeito Arthur Virgílio Neto fará a convenção dia 16 de setembro, mas o formato ainda está sendo definido. O partido tem como pré-candidato o ex-prefeito e ex-senador Alfredo Nascimento (PL)  junto com a ex-deputada federal Conceição Sampaio (PSDB).

O PSC do governador Wilson Lima também não definiu data e nem formato.

Os demais partidos, como o Podemos, que tem como pré-candidato o ex-governador Amazonino Mendes, e o Republicanos, o deputado federal Alberto Neto, seguem sem data definida para as convenções, assim como MDB, PSL, PTD, PRTB, PL, Democratas, Progressistas e Solidariedade.

Calendário eleitoral

  • 31 de agosto a 16 de setembro: período destinado às convenções partidárias e à definição sobre coligações;
  • 26 de setembro: prazo para registro das candidaturas;
  • 27 de setembro: início da propaganda eleitoral, também na internet;
  • 27 de outubro: prazo para partidos políticos, coligações e candidatos divulgarem relatório discriminando as transferências do Fundo Partidário e do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (Fundo Eleitoral), os recursos em dinheiro e os estimáveis em dinheiro recebidos, bem como os gastos realizados;
  • 15 de novembro: primeiro turno da eleição;
  • 29 de novembro: segundo turno da eleição;
  • até 15 de dezembro: prazo para o encaminhamento à Justiça Eleitoral do conjunto das prestações de contas de campanha dos candidatos e dos partidos políticos, relativamente ao primeiro turno e, onde houver, ao segundo turno das eleições;
  • até 18 de dezembro: será realizada a diplomação dos candidatos eleitos em todo País, salvo nos casos em que as eleições ainda não tiverem sido realizadas.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.