*Da Redação do Dia a Dia Notícia
O Partido Liberal (PL) do Amazonas oficializou, nesta terça-feira (23), a pré-candidatura da empresária, Maria do Carmo Seffair, ao governo do Estado para as eleições de 2026. O anúncio foi realizado no auditório da sede do PL no Estado, no bairro Adrianópolis, Zona Centro-Sul de Manaus, ao lado de dirigentes e políticos da sigla. Recém-filiada ao partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, Seffair tem apoio dos titulares nacional e estadual da sigla, Valdemar Costa Neto e Alfredo Nascimento, respectivamente.
“Eu tenho certeza de que estou oferecendo o melhor para ser governadora do estado do Amazonas. A Maria do Carmo tem uma história construída a muito custo. Uma coisa que me fez tomar essa decisão foi o que ela me disse: ‘Eu já me realizei na vida privada, sou professora. Agora quero colaborar com o meu estado, gerir e corrigir as distorções que existem’. Ela, junto com o Partido Liberal, tem como foco uma administração voltada também para o interior”, declarou Alfredo Nascimento, presidente do PL em Manaus.
Na ocasião, a empresária fez questão de exaltar a liderança do presidente Jair Bolsonaro como responsável por resgatar nos brasileiros valores morais e cristãos, despertando a população para uma política mais liberal e focada na geração de empregos. Maria do Carmo agradeceu, ainda, a confiança do presente nacional do Partido Liberal, Valdemar da Costa Neto, quem a recebeu em Brasília para oficializar sua filiação e opção viável para concorrer ao Governo do Amazonas. “Eu quero expressar a alegria que é estar aqui junto com o PL”, afirmou Maria do Carmo, citando o Papa Francisco e Jair Bolsonaro como suas inspirações.
Ela se declarou “bolsonarista de primeira instância” e expressou seu desejo de contribuir para o desenvolvimento do Amazonas.
“Me sinto em casa, porque sempre fui de direita e acredito nos valores defendidos pelo movimento. É com fé e muito trabalho que nós vamos colocar o Amazonas no lugar de grandeza que ele merece. O Brasil começa aqui, temos o maior rio, a maior floresta, não podemos ocupar os piores lugares nos índices de desenvolvimento“, destacou, acrescentando ainda: “eu costumo dizer que o Brasil começa aqui, no Amazonas. Temos a maior floresta, os maiores rios, a maior biodiversidade, mas estamos sempre nos piores rankings entre os estados”, declarou.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Partido Liberal – Amazonas (@plamazonas22)
Eleições anteriores
Nas eleições municipais de 2024, Maria do Carmo Seffair concorreu como vice-prefeita de Manaus, integrando a chapa do Capitão Alberto Neto, do Partido Liberal (PL). Anteriormente filiada ao partido Novo, ela viu a chapa ser derrotada no segundo turno pelo atual prefeito, David Almeida, que buscava a reeleição. Do Carmo chegou ao segundo turno, juntamente com Alberto Neto, com mais de 479 mil votos (45,41% dos eleitores).
Inicialmente, Maria do Carmo havia anunciado sua própria candidatura à prefeitura, mas posteriormente optou por unir forças com o candidato do PL. Após o resultado das eleições, ela continuou ativa na política local, mantendo contato com partidos de direita, com o objetivo de se preparar para as eleições de 2026.
O evento que simbolizou o ponta-pé do projeto da direita para as eleições majoritárias do ano que vem, contou com a presença massiva dos dirigentes e mandatários da sigla que hoje representa o maior partido do Brasil.
Entre eles: o vice-presidente do PL Amazonas, deputado estadual Delegado Péricles; deputada estadual Débora Menezes; o líder do PL na Câmara Municipal, vereador Capitão Carpê; presidente do PL Mulher Amazonas, Professora Selma Banes; presidente estadual do PL-PCD, Nederson Iglas; e o empresário Phelippe Sidi, presidente Estadual do PL Jovem.
O anúncio contou com todo o apoio da direita no Amazonas. O líder do Movimento Conservador Amazonas, Sérgio Kruke, e o Delegado de Polícia Costa e Silva representaram os grupos e lideranças políticas em favor da Professora Maria do Carmo.
Leia mais: Maria do Carmo Seffair se filia ao PL e fortalece base bolsonarista no Amazonas para 2026