*Da Redação do Dia a Dia Notícia
Uma pesquisa recente do Instituto Census, realizada entre os dias 7 e 10 de maio em Manaus, revela um cenário eleitoral acirrado para o governo do Amazonas. A sondagem, que coletou dados de 1.500 entrevistas presenciais, destaca a ascensão da professora e empresária da educação Maria do Carmo (PL) como uma das principais adversárias do senador Omar Aziz (PSD).
No primeiro cenário testado, Omar Aziz lidera com 28% das intenções de voto, seguido por Maria do Carmo com 19%. A margem de erro de 2,5 pontos percentuais coloca os dois candidatos em um empate técnico.
Quando o vice-governador Tadeu de Souza é incluído na pesquisa, Maria do Carmo sobe para 25% e mantém a vice-liderança, enquanto Omar Aziz fica em 30%. Tadeu de Souza registra 14% das intenções de voto.
Além do crescimento nas intenções de voto, Maria do Carmo se destaca pela menor taxa de rejeição entre os principais candidatos. Com apenas 15%, ela contrasta com David Almeida, que lidera a rejeição com 32%, e Omar Aziz, com 28%.
Com um discurso firme, forte presença nas redes sociais e foco em temas como educação, combate à corrupção e renovação política, Maria do Carmo se posiciona como uma alternativa competitiva para o eleitorado de Manaus.
A pesquisa, que considerou dados estratificados por zona geográfica, sexo, idade, escolaridade e nível econômico, possui um nível de confiança de 95%. Os resultados indicam uma disputa eleitoral acirrada para 2026 com Maria do Carmo consolidando sua posição como uma forte concorrente.