Search
booked.net
Search
Close this search box.

Eleições 2024: Seca no Amazonas pode alterar locais de votação no interior

*Da Redação do Dia a Dia Notícia 

Para assegurar que as eleições ocorram mesmo com a vazante nos rios do Amazonas, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Estado estuda possíveis alterações nos locais de votação em áreas do interior. O TRE já se reuniu com o secretário da Defesa Civil e a Marinha do Brasil para discutir o impacto da estiagem no processo eleitoral.

As informações sobre o monitoramento das vazantes serão repassadas aos juízes eleitorais, que avaliarão a necessidade de operações especiais para garantir o acesso dos eleitores aos locais de votação. Em áreas mais afetadas, onde a logística pode ser comprometida, os juízes poderão decidir pela alteração dos pontos de votação.

Atualmente, o painel de monitoramento em tempo real da estiagem aponta que 57 locais de votação no interior do Amazonas estão em alerta “severo”, 74 em “moderado” e 19 são considerados “impeditivos”. Os locais em nível moderado indicam dificuldade no acesso, exigindo maior tempo de deslocamento para que os eleitores cheguem aos seus destinos.

A logística das urnas no Amazonas envolve o uso de entrepostos chamados polos, onde as urnas recebem as mídias com os dados dos candidatos e eleitores antes de serem lacradas. Após essa etapa, as urnas são transportadas para os municípios próximos e, em alguns casos, para locais de votação remotos, utilizando transporte fluvial ou aéreo.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.