*Da Redação do Dia a Dia Notícia
Adversários em âmbito nacional, o PT, liderado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e o PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro, formaram alianças em cinco cidades do Amazonas para apoiar os mesmos candidatos a prefeito. Em todo o Brasil, os dois partidos estão unidos em 85 municípios, conforme os dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na manhã desta sexta-feira (16). No entanto, essas alianças podem ser alteradas, pois os partidos têm até 16 de setembro para substituir candidatos.
No Amazonas, as cidades onde PT e PL se uniram são Tabatinga, Benjamim Constant, Jutaí, Barcelos e Parintins:
- Tabatinga: O candidato é Carlos Donizeti, do União Brasil, com apoio da coligação Federação Brasil da Esperança – Fé Brasil (PT/PC do B/PV), PL, e PRD.
- Benjamim Constant: Semeide Bermeguy (MDB) é o candidato, apoiado por uma aliança que inclui PT/PC do B/PV, Mobiliza, MDB, PL, PSD e Republicanos.
- Barcelos: Sérgio Caldas (PP) é o candidato, com apoio de PT/PC do B/PV, MDB, PP, PL e PSD.
- Jutaí: Mercedes (UB) é a candidata, apoiada por PT/PC do B/PV, PSDB/Cidadania, MDB, PL, PRD, PSD e Republicanos.
- Parintins: Matues Assayag (PSD) é o candidato, com apoio de PT/PC do B/PV, PSDB/Cidadania, MDB, PDT, PL, PSD, Pode e Republicanos.
A Federação Brasil da Esperança, que une PT, PCdoB e PV desde 2022, está envolvida em todas essas alianças com o PL no Amazonas.
A federação partidária, ao contrário das coligações tradicionais, é uma união mais duradoura, que obriga os partidos envolvidos a atuarem como um único partido em nível nacional por pelo menos quatro anos, compartilhando recursos como o Fundo Partidário e o tempo de televisão.
Além do Amazonas, o Maranhão lidera em número de alianças entre PT e PL, com 22 cidades. São Paulo, governado por Tarcísio de Freitas (Republicanos), ex-ministro de Bolsonaro, vem em segundo lugar com 12 candidatos apoiados pelas duas legendas.
Entre as 85 candidaturas onde PT e PL se unem, 12 têm candidatos a prefeito do PL, enquanto em três cidades o candidato é do PT.