*Victória Louzada – Dia a Dia Notícia
Em Manaus, a polarização política entre os nomes David Almeida (Avante) e Amom Mandel (Cidadania), para a prefeitura de Manaus, continua acirrada. De acordo com o levantamento do Instituto de Pesquisa do Norte (Ipen), divulgado nesta terça-feira (26), David segue na liderança de intenções de voto, mas Amom ocupa o segundo lugar, com poucos pontos de diferença.
Em todos os cenários, David surge à frente do deputado federal, e pode estar perto da reeleição em 2024.
A pesquisa ouviu 1.017 eleitores, em 37 bairros de Manaus. E segundo a pesquisa espontânea do Ipen, 21,4% dos entrevistados preferem que David Almeida continue no cargo.
O Ipen perguntou aos eleitores, se a eleição fosse hoje, em quem você votaria? Almeida foi citado em primeiro, na segunda posição, da pergunta espontânea, aparece o deputado federal Amom Mandel (Cidadania) com 9,86%.
Além dos dois maiores nomes, existem oito pré-candidatos a prefeito de Manaus que são citados com 2,4% a 0,5% das respostas. Apesar disso, 52,1% afirmou que não sabe em quem votar.
Estimulada
Já na pesquisa estimulada, os eleitores foram questionados sobre quem votariam no dia da eleição, e novamente, o prefeito David Almeida, se mantém na frente com 32,4%. Em segundo, vem o deputado federal Amom Mandel, com 28,6%. O terceiro colocado é coronel Alfredo Menezes (PL) com 6,7%. E em quarto, está Arthur Virgílio Neto (sem partido), com 6,2% da intenção de votos.
Favoritos
Dentro da pesquisa estimulada, o Ipen reduziu os cenários à apenas quatro candidatos, o que evidencia ainda mais a polarização entre David e Amom.
Novamente na frente, David Almeida tem 34,8% da preferência do eleitor. Amom, bem perto do prefeito, surge com 1% de diferença: 34,8% x 33,8% para David Almeida.
Em terceira posição desse cenário, Coronel Menezes tem (12,9%) e Arthur Virgílio (9,1%). Brancos e nulos, somam 7,2% e não sabem ou não responderam, 2,2%.
Ao reduzir o número de candidatos para três, David cresce com 41,90%, Amom fica com 36,60%, e Alberto Neto 11,40%.
Colocando David contra Coronel Menezes, David ganharia em primeiro turno com 58,30% dos votos, e Menezes com 24,40%.
Com cenário final, Amom e David, Almeida tem 47,40% e Mandel tem 41,30%, o que mostra os dois maiores nomes para a corrida eleitoral.
A pesquisa foi feita na área urbana de Manaus, seguindo os dados oficiais do IBGE e ponderações estatísticas, e foi dividida em três faixas que foram de 16 a 24 anos, 25 a 44 anos e 45 anos ou mais.
O levantamento tem confiabilidade de 95%, com margem de erro de 3.07% para mais ou para menos, e foi realizada entre 11 a 18 de setembro deste ano.