Search
booked.net
Search
Close this search box.

Eleições 2024: opositora de Bi Garcia, Brena Dianná lidera primeira pesquisa eleitoral em Parintins (AM)

*Da Redação Dia a Dia Notícia

A vereadora Brena Dianná (União) despontou na liderança da primeira pesquisa eleitoral realizada em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus) para as eleições municipais de 2024. Apesar de ser do mesmo partido do atual prefeito, Bi Garcia (União), Brena se destaca por ser uma das poucas opositoras do chefe do Executivo na Câmara Municipal de Parintins. O levantamento foi realizado pelo instituto Perspectiva Mercado e Opinião, que obteve bons resultados na previsão dos eleitos em 2022.

Apesar de figurar em segundo lugar na pesquisa espontânea, com 4%, Brena Dianná é a primeira opção de 32% dos entrevistados na pesquisa estimulada. Em segundo lugar, o vereador Mateus Assayag (PL), presidente da Câmara Municipal de Parintins e aliado de Bi Garcia, é o preferido de 24%. Outra aliada de Bi Garcia, a vereadora Márcia Baranda (MDB), figura em terceiro lugar como primeira opção 10,3% dos entrevistados, seguida pelo vereador Telo Pinto (PSDB), com 8,3%, e pelo ex-vereador Juscelino Manso (PSB), com 7%.

Como primeira opção de voto, 3% dos entrevistados afirmaram votar branco ou nulo, enquanto 15,3% não sabem ou não quiseram responder.

 

Pela margem de erro de 5,6%, Brena Dianná e Mateus Assayag estão tecnicamente empatados.

Como segunda opção de voto, lidera a vereadora Márcia Baranda, com 18,3%, seguida por Brena Dianná (15,3%), Mateus Assayag (8,7%), Juscelino Manso (7,7%) e Telo Pinto (7%). Nessa modalidade, 15,3% afirmou que votaria branco ou nulo, enquanto 9,3% não sabe ou não quis responder.

No panorama geral, Brenna Dianá é a grande favorita da pesquisa, tendo 47,3% de potencial de votos. Em segundo lugar está Mateus Assayag, com potencial de 32,7%. O presidente da Câmara de Parintins está tecnicamente empatado com Márcia Baranda, que possui 28,7% de potencial de votos.

Telo Pinto tem 15,3% de potencial, empatando tecnicamente com Juscelino Manso, em último lugar com 14,7%.

 

 

No quesito rejeição, Telo Pinto é o candidato menos apreciado pelos entrevistados, conquistando 33% de potencial. O tucano é mais rejeitado como primeira opção e o mais rejeitado como segunda opção de voto. Juscelino Manso é o segundo mais rejeitado, sendo rechaçado como primeira opção pela maioria dos entrevistados. Márcia Baranda, Mateus Assayag e Brena Dianá, a menos rejeitada, encerram o pódio.

A vereadora do União Brasil e eterna Rainha do Folclore do Boi Caprichoso alcança bons índices para seu primeiro mandato, considerando também a boa avaliação do prefeito Bi Garcia, segundo a mesma pesquisa. O prefeito de Parintins acumula 73,7% de apoio da população, sem conseguir, contudo, transferir sua avaliação positiva para algum de seus aliados num primeiro momento.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.