*Especial do Dia a Dia Notícia
Após David Almeida (Avante) e Roberto Cidade (União), surgem informações dos possíveis nomes que devem compor a chapa do deputado federal Amom Mandel (Cidadania) como vice na disputa pela Prefeitura de Manaus. O nome deverá vir do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), federado nacionalmente com o Cidadania e comandado no Amazonas pelo senador Plínio Valério.
Um dos nomes cotados é o do ex-deputado Ricardo Nicolau, que se filiou à sigla recentemente após deixar o Solidariedade. Na campanha de 2022, Nicolau concorreu ao cargo de governador e ficou em quarto lugar com 217,588 votos, atrás apenas do ex-governador Amazonino Mendes (in memoriam), do senador Eduardo Braga (MDB) e do governador reeleito Wilson Lima (União).
A hipótese de Ricardo Nicolau ser o vice de Amom surgiu em fevereiro quando o deputado postou uma foto ao lado do ex-deputado estadual e do ex-vereador Hiram Nicolau, mas as conversas não chegaram a avançar.
Outro nome cogitado é o do ex-deputado Humberto Michiles (PSDB), que retornou à política partidária em 2022 para concorrer ao cargo de vice-governador na chapa de Amazonino Mendes. Humberto é filho da ex-senadora amazonense Eunice Michiles, primeira mulher do país a exercer o cargo no período republicano. Antes, somente a Princesa Isabel, no período imperial, exerceu a função.
Da Justiça
Pelo menos três nomes podem vir da casta do judiciário, da qual a família de Amom Mandel faz parte. Um deles é o da juíza aposentada Maria Eunice Torres do Nascimento, que exerceu o cargo de titular da 9ª Vara Cível e de Acidentes de Trabalho da Comarca de Manaus. Eunice se aposentou antecipadamente no início deste ano e, segundo informações, é filiada ao PSDB. Eunice Torres tem uma carreira com um vasto prestígio e respeito no judiciário.
Nos bastidores, circulam informações de que pelo menos dois advogados também estariam sendo cotados para vice de Amom Mandel, mas seus nomes permanecem em segredo.
A decisão final deverá surgir entre os dias 20 de julho e 5 de agosto de 2024, período no qual os partidos e federações devem realizar as convenções para oficializar seus candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores em todos municípios brasileiros.