*Especial da Redação do Dia a Dia Notícia
Maioria do eleitorado no Amazonas, o Estado possui 30 candidatas a prefeituras em 23 municípios nas eleições de 2024, conforme levantamento feito pelo Dia a Dia Notícia. A capital de Manaus não terá candidatas femininas à prefeitura, fato que se repete desde 2016. As pré-candidatas Maria do Carmo Seffair (Novo) e Natália Demes (PSOL) retiraram seus nomes para ingressar nas candidaturas de Capitão Alberto Neto (PL) e Marcelo Ramos (PT), respectivamente.
Já em outros municípios da região metropolitana, o cenário é diferente. A prefeita de Presidente Figueiredo, Patrícia Lopes (União), busca a reeleição em um cenário de recuperação de popularidade. Em Manacapuru, a vice-prefeita Valcileia Maciel (MDB) conta com o apoio do atual gestor, Beto D’Ângelo (Republicanos), podendo se tornar a primeira mulher a chefiar o município.
No Rio Preto da Eva, a ex-secretária de educação Socorro Nogueira (União) lidera as intenções de voto das últimas pesquisas, tal qual Mara Alves (Republicanos) no município de Careiro. O último município da região metropolitana a contar com mulheres na cabeça de chapa é Manaquiri, onde Graça Pureza (Republicanos) e Preta (PT) disputam o cargo de prefeita.
Dentre os maiores colégios do interior, Brena Dianná (União) e Michele Valadares (Novo) concorrem à Prefeitura de Parintins. Já em Coari, apesar das poucas chances de vitória, a candidata Josi Lopes (PT) tenta destronar o ex-prefeito Adail Pinheiro (Republicanos). Quem também tenta o mesmo feito é Edjane Rodrigues (PT) no município de Tefé, que pode dar vitória ampla ao atual prefeito Nicson Marreira (União).
O município com mais candidaturas femininas é Anamã, com três mulheres disputando a prefeitura: Jéssica Conegundes (União), Kátia Dantas (MDB) e Dra. Yamille Viana (Podemos).
As últimas candidatas a ingressarem na disputa ao final do período de registro eleitoral em agosto foram Dra. Vera (Avante) em Manicoré e Professora Célia (PSOL) no Careiro. Existe ainda a possibilidade de uma 31ª candidatura em Itamarati com Emilly Beatriz (PL), que tenta manter seu nome na disputa após o presidente estadual do Partido Liberal, Alfredo Nascimento, anular a convenção partidária do município.
Confira a lista completa de candidatas femininas:
- Nazaré Rocha (MDB) em Amaturá;
- Jéssica Conegundes (União), Kátia Dantas (MDB) e Dra. Yamile Viana (Podemos) em Anamã;
- Dona Elis (Avante) em Beruri;
- Luciana Melo (PL) em Boca do Acre;
- Mara Alves (Republicanos) e Professora Célia (PSOL) no Careiro;
- Josi Lopes (PT) em Coari;
- Professora Áurea (MDB) em Eirunepé;
- Paula Augusta (PSDB) em Ipixuna;
- Mercedes Vargas (União) em Jutaí;
- Valcileia Maciel (MDB) em Mancapuru;
- Graça Pureza (Republicanos) e Preta (PT) em Manaquiri;
- Dra. Vera (Avante) em Manicoré;
- Macelly Veras (PDT) em Maués;
- Marina Pandolfo (União) e Ana Cassia (MDB) em Nhamundá;
- Professora Araci Cunha (MDB) e Dra. Guaracy de Jesus (PP) em Nova Olinda do Norte;
- Brena Dianná (União) e Michele Valadares (Novo) em Parintins;
- Patrícia Lopes (União) em Presidente Figueiredo;
- Professora Socorro Nogueira (União) em Rio Preto da Eva;
- Dra. Girlane Vasconcelos (PL) em São Sebastião do Uatumã;
- Maria Bonita (PSDB) em Tabatinga;
- Edjane Rodrigues (PT) em Tefé;
- Simone Soares (PP) e Delegada Ju (PDT) em Uarini.