Search
booked.net
Search
Close this search box.

Eleições 2024: Influência externa e tomada de partido marcam candidaturas em Itacoatiara (AM)

Foto: Reprodução

*Da Redação Dia a Dia Notícia 

A disputa pela Prefeitura de Itacoatiara tem sete nomes. Quatro já eram conhecidos desde a época das convenções, enquanto outros três ficaram disponíveis após o registro. Os principais candidatos são o atual prefeito, Mário Abrahim (Republicanos), e o deputado estadual Cabo Maciel (PL). Enquanto o prefeito conta com o apoio do senador Eduardo Braga (MDB) e Silas Câmara (Republicanos), Maciel tem a seu lado o governador Wilson Lima (União) e o senador Omar Aziz (PSD).

Eleito em 2020 pelo extinto Partido Social Cristão (PSC), Mário Abrahim estava filiado ao Podemos até a janela partidária em abril, quando teve a sigla tomada por seu maior opositor no município: o vereador Arnoud Lucas, que foi lançado a prefeito pela legenda.

Abrahim migrou para o Republicanos e terá Marcela Cristine (MDB) como vice. Ela é tia da esposa do prefeito, Cristiany Costa. A chapa foi lançada pela coligação Compromisso, Respeito e Progresso, formada por Republicanos, Movimento Democrático Brasileiro (MDB), Democracia Cristã (DC), União Brasil, Avante e a federação Brasil da Esperança, composta pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e Partido Verde (PV).

Embora não seja apoiado por Wilson Lima, o prefeito conseguiu manter o União Brasil em sua zona de influência graças ao filho, o deputado estadual Thiago Abrahim (União).

Na oposição

O principal nome contra Mário Abrahim é Cabo Maciel, que terá a vereadora Andréa Mara (PSD) como sua vice-prefeita. Com apoio do governador de Omar Aziz, a chapa representa a coligação A Esperança Renasce Pro Povo, composta por Partido Liberal (PL), Partido Social Democrático (PSD), Progressistas (PP) e Partido Socialista Brasileiro (PSB).

Essa é a segunda vez que Maciel concorre ao cargo. Em 2020, o deputado ficou em segundo lugar, perdendo para Abrahim, mas ficando à frente dos ex-prefeitos Mamoud Amed (Avante) e Peixoto (PT), o empresário Jean Neder, o ex-vereador Donmarques (PSDB) e da jornalista Graça Menezes (Rede).

O segundo opositor é o vereador Arnoud Lucas, candidato do Podemos, sigla que assumiu em meio à janela partidária. O parlamentar representa a coligação Um Novo Tempo na Cidade – Podemos, Partido da Mulher Brasileira (PMB) e Agir – e tem como vice o técnico administrativo Ila Rabelo (Agir).

Retorno

Um nome que volta ao cenário político é o ex-deputado Nelson Azedo (PSDB), cassado em 2010. Ele terá como vice o estudante Dk Oliveira (Cidadania). Desde sua perda de mandato, Nelson Azedo tentou sucessivas vezes retornar a cargos públicos, sem sucesso. Suas últimas candidaturas foram a prefeito de Itacoatiara em 2012, 2016 e 2020, além de deputado estadual em 2014 e 2018, vereador em Manaus em 2020 e deputado federal em 2022.

Outro nome que busca retornar é o ex-vereador Dr. Marconde Rodrigues (PDT), tendo como vice Alexandre Fogaça (PDT). Ele cumpriu dois mandatos consecutivos de vereador entre 2009 e 2017.

Nunca foram

Outros dois candidatos nunca exerceram cargos eletivos. Um é Jean Neder (Solidariedade), que tem como vice a servidora pública Ilke Lopes (Solidariedade). O candidato tenta um cargo no município desde 2004, sendo candidato a vereador, vice-prefeito e prefeito de Itacoatiara, além de deputado estadual e deputado federal, sem sucesso.

O outro é o empresário Thidy Queiroz (PRD), que concorre ao lado de Dantas Silva (PRD) com o apoio do deputado estadual Felipe Souza (PRD). A dupla é estreante no processo eleitoral.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.