*Da Redação Dia a Dia Notícia
A pesquisa eleitoral divulgada, nesta terça-feira (31), pela empresa Perspectiva Mercado e Opinião, para a disputa ao Governo do Amazonas nas eleições deste ano, aponta um empate técnico entre o governador Wilson Lima (UB) e o ex-governador Amazonino Mendes (Cidadania). Caso as eleições acontecessem hoje, aproximadamente 13,1% do eleitorado votaria em Wilson Lima, enquanto Amazonino receberia apenas 12,2%.
O governador Wilson Lima apresenta crescimento em relação a última pesquisa, onde possuía 12,3% dos votos. Já Amazonino apresentou queda, onde passou de 12,3% para 12,2%.
Wilson Lima vem apresentando um crescimento expressivo, resultado da implementação de diversas ações realizadas pelo governo no estado e principalmente na cidade de Manaus, como por exemplo, a realização de diversos concursos públicos e do programa Asfalta Manaus.
Em um possível cenário de segundo turno entre Wilson Lima e Amazonino, o atual governador do estado teria 37,0% dos votos, apresentando crescimento em relação a última pesquisa, onde apresentava percentual de 30,2%. Já Amazonino teria 45,9%, apresentando queda no percentual de votos em relação a última pesquisa, onde apresentou 47,4% das intenções de voto.
O senador Eduardo Braga (MDB) apresentou apenas 6,8% dos votos, tendo estagnado em terceiro lugar nas intenções de voto. Na última pesquisa realizada no mês de março, Braga apresentou apenas 6,7% das intenções de voto.
Os demais candidatos apresentaram uma leve queda nas intenções de voto em relação a última pesquisa, Ricardo Nicolau (Solidariedade) passou de 1,7% para 1,2%; João Pedro (PT) e Henrique Oliveira (Pros) passaram de 0,3% para 0,4%; Carol Braz (PDT) passou de 1,3% para 0,6%; já Marcelo Amil (Psol) passou de 0,2% para 01% nas intenções de voto.
O percentual de pessoas que votariam branco/nulo ou não iria votar ficou em 2,2%. Já o percentual de pessoas que não quiseram responder ou não souberam responder ficou em 62,2%.
A pesquisa se deu a partir de 3.000 entrevistas, realizadas por telefone, onde foram entrevistados moradores do estado do Amazonas com idade a partir dos 16 anos e que possuem título eleitoral. Na capital Manaus, foram realizadas 1.667 entrevistas, as demais entrevistas foram realizadas em outros 25 municípios do estado.
Cenário Nacional
Na pesquisa, o presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece com percentual de 31,2% estando um pouco a frente do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que apresenta percentual de 25,6% dos votos caso as eleições acontecessem hoje. Ciro Gomes (PDT) aparece em terceiro lugar com percebntual de 6,1%, apresentando crescimento já que última pesquisa apresentava percentual de 1,7%.