*Lucas dos Santos, da Redação Dia a Dia Notícia
O governador Wilson Lima (União) superou pela primeira vez o ex-governador Amazonino Mendes (Cidadania) no voto espontâneo, segundo o levantamento do Instituto de Pesquisa Iveritas. O atual chefe do executivo amazonense pontuou 22,7% na intenção de voto espontânea, quando não são apresentados os outros candidatos. Amazonino Mendes vem logo em seguida com 22,1%. O senador Eduardo Braga (MDB-AM) continua estacionado no terceiro lugar, com 14,8% da intenção de voto espontânea.
Os demais candidatos citados pelos entrevistados não somam 10% dos votos espontâneos. O número de indecisos, naturalmente alto na pesquisa espontânea, é de 31%.
Na pesquisa estimulada, Amazonino Mendes e Wilson Lima continuam como os mais cotados para ir ao segundo turno. No primeiro cenário testado, Amazonino pontua 29% e Wilson Lima pontua 28,1%. A numeração confirma o empate técnico previsto em outros levantamentos publicados na semana passada. Neste cenário, Eduardo Braga ficou em terceiro lugar com 19,2%, um pouco acima de suas projeções anteriores.
Eleições 2022: Wilson Lima e Amazonino apresentam diferença de 3,4%; Lula tem favoritismo no AM
Eleições 2022: pesquisa aponta empate técnico entre Wilson Lima e Amazonino
Eleições 2022: diferença entre Amazonino e Wilson Lima diminui, enquanto Braga estagna no terceiro lugar
A maior surpresa foi o crescimento de Carol Braz (PDT). A defensora pública figura em quarto lugar com 3,6% das intenções de voto, acima do deputado estadual Ricardo Nicolau (Solidariedade) com 3%, do senador Plínio Valério (PSDB) com 2,8%, do ex-vice-governador Henrique Oliveira (Podemos) com 2,5% e do advogado Marcelo Amil (Psol) com 0,9%.
No cenário sem Amazonino Mendes, a possibilidade de segundo turno seria entre Wilson Lima e Eduardo Braga, que pontuam 33,2% e 29,3%, respectivamente. Carol Braz e Ricardo Nicolau mantém suas posições, mas Henrique Oliveira consegue superar Plínio Valério, que fica à frente apenas de Marcelo Amil.
O terceiro cenário é o único mais preocupante para Wilson Lima. Sem Eduardo Braga na disputa, há um crescimento considerável de Amazonino Mendes. Contudo, o governador ainda garantiria sua vaga no segundo turno das eleições. Nesse possível cenário, Henrique Oliveira cresce novamente e supera Nicolau, Plínio e Marcelo Amil, ficando atrás somente de Carol Braz.
O Instituto Iveritas ouviu 5.906 pessoas em Manaus e mais 12 municípios da região metropolitana e do interior do Amazonas entre os dias 25 de abril e 05 de maio. O levantamento, registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número AM-08931/2022, possui grau de confiabilidade de 95% e margem de erro de 1% para mais ou para menos, de acordo com os dados populacionais.