*Lucas dos Santos, da Redação Dia a Dia Notícia
O presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) empataram dentro da margem de erro no Amazonas, segundo dados do instituto Perspectiva Mercado & Opinião. Os principais nomes da eleição presidencial de 2022 possuem uma diferença mínima de 0,4% nas intenções de voto. O ex-ministro Ciro Gomes (PDT), que continua em terceiro lugar, ganhou quase dois pontos percentuais desde o último levantamento em março.
Na pesquisa espontânea, Bolsonaro aparece à frente de Lula com 31,2% das intenções de voto contra 25,6% do petista. Ciro Gomes teve o maior crescimento na pesquisa espontânea após a desistência de Sergio Moro (União) e João Doria (PSDB). O pedetista passou de 1,7% em março para 6,1% em maio. Os outros nomes apresentados aos entrevistados não chegaram a 5% das intenções de voto espontâneo. O problema é que o número de indecisos na pesquisa espontânea, apesar de ter sofrido uma queda, continua alto. Nessa modalidade, 36,2% dos entrevistados não sabem ou não responderam em quem irão votar.
O cenários se altera na pesquisa estimulada, quando são apresentados os candidatos ao entrevistado. Nessa modalidade, Bolsonaro figura em primeiro lugar com 38,1% dos votos, seguido por Lula com 37,7%. Os dois estão tecnicamente empatados dentro da margem de erro do levantamento, que é de 2,55%. Já Ciro Gomes passou de 4,5% dos votos para 6,1%, se consolidando como o nome da terceira via no Amazonas. Os demais candidatos, novamente, não chegaram a 5% das intenções de voto.
O número de entrevistados que declararam votar branco ou nulo cresceu de 6% em março para 6,7% em maio. O mesmo movimento ocorreu entre quem não sabe ou não respondeu, passando de 5,1% dos entrevistados para 6,9%.
O instituto Perspectiva ouviu 3.000 pessoas por telefone entre os dias 18 e 25 de maio. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número AM-03435/2022 e possui grau de confiabilidade de 99%.