*Lucas dos Santos, da Redação Dia a Dai Notícia
De saída do Partido Social Cristão (PSC), o governador do Amazonas Wilson Lima pode anunciar qual será sua nova legenda para disputar a reeleição ao cargo nas eleições de outubro deste ano. Aliado do presidente Jair Bolsonaro, o chefe do executivo estadual deve integrar um partido da base de sustentação do governo federal.
Segundo o jornalista Neuton Corrêa, do site BNC Amazonas, o governador marcou para a próxima terça-feira, 15 de março, o anúncio do partido escolhido. No momento, Wilson Lima possui três opções de filiação: o Partido Liberal (PL), presidido no estado pelo ex-deputado federal Alfredo Nascimento e ao qual o presidente Bolsonaro é filiado; o Progressistas (PP), do deputado federal Átila Lins; e o União Brasil (União), fusão do Democratas (DEM) com o Partido Social Liberal (PSL). Comandada pelo atual secretário municipal de Educação de Manaus e ex-deputado federal Pauderney Avelino, a legenda até então tinha Amazonino Mendes como pré-candidato ao governo do Amazonas.
O Republicanos, do deputado federal Silas Câmara, seria outra opção mais remota de filiação do governador amazonense. A escolha de Wilson Lima será decisiva para que seus aliados iniciem suas negociações, aproveitando o momento da janela partidária. Independente de qual seja sua escolha, qualquer uma das legendas manterá o alinhamento do governador com o presidente Jair Bolsonaro, que tenta a reeleição à presidência da República em uma disputa polarizada com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).