*Lucas dos Santos, da Redação Dia a Dia Notícia
O partido União Brasil, resultado da fusão dos antigos Democratas (DEM) e Partido Social Liberal (PSL), havia anunciado durante sua cerimônia de fundação o ex-governador Amazonino Mendes como pré-candidato ao governo do Amazonas nas eleições de 2022. Contudo, com a possibilidade do governador Wilson Lima ingressar na legenda de Pauderney Avelino para disputar a reeleição, a situação de Amazonino ficou indefinida.
Sem o União, o ex-governador pode acabar realizando sua campanha em nome do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), que tem o presidente da legenda no Amazonas e ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio Neto como pré-candidato ao Senado Federal e o governador do estado de São Paulo João Doria como pré-candidato à presidência da República. Por enquanto, a filiação de Amazonino ao PSDB está no campo das tratativas e a decisão final deve ser anunciada na semana que vem, segundo fontes do Dia a Dia Notícia. A cúpula do PSDB, inclusive, vê com bons olhos a entrada de Amazonino no partido.
Com boa pontuação nas pesquisas eleitorais, Amazonino garantiria o palanque político de João Doria no Amazonas, onde sua candidatura encontra dificuldades para deslanchar, assim como outros candidatos da chamada terceira via como Sergio Moro (Podemos) e Ciro Gomes (PDT), devido à polarização política entre o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), favoritos para o pleito de outubro deste ano.