*Lucas dos Santos, da Redação Dia a Dia Notícia
O ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio Neto (PSDB) aparece com dez pontos à frente do senador Omar Aziz (PSD) na disputa pela única cadeira no Senado Federal disponível nas eleições de outubro deste ano. O tucano pontua 31,7% no levantamento do Instituto de Pesquisas Iveritas, enquanto o Omar pontua 21,8% das intenções de voto. A disputa continua concentrada entre os dois, visto que os demais candidatos, o coronel Alfredo Menezes (PL), o ex-vereador Chico Preto (Avante) e o ex-deputado Luiz Castro (PDT), pontuam além da margem de erro.
O candidato do presidente Jair Bolsonaro (PL) ao Senado pontuou 11,8% na pesquisa, à frente de Chico Preto com 8,9% e Luiz Castro com 6,1%. Neste cenário, 11,7% dos entrevistados disseram não saber em quem votar, enquanto 8% afirmou que votará branco ou nulo.
No quesito rejeição, o cenário se inverte. Omar Aziz é o candidato mais rejeitado do levantamento, com 28,1%. Arthur neto vem logo em seguida, com 20,8% de rejeição. O cenário entre os demais candidatos fica inalterado, com Menezes sendo o terceiro mais rejeitado (11,3%), seguido por Chico Preto (9,5%) e Luiz Castro (8,2%).
O Instituto Iveritas ouviu 5.906 pessoas em Manaus e mais 12 municípios da região metropolitana e do interior do Amazonas entre os dias 25 de abril e 05 de maio. O levantamento, registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número AM-08931/2022, possui grau de confiabilidade de 95% e margem de erro de 1% para mais ou para menos, de acordo com os dados populacionais.