*Da Redação Dia a Dia Notícia
O governador Wilson Lima (União) será o primeiro candidato ao Governo do Amazonas a aparecer na propaganda eleitoral gratuita. A programação no rádio e na TV inicia em 26 de agosto e termina em 29 setembro, poucos dias antes do primeiro turno das eleições (02/10). O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) sorteou nesta quinta-feira (18/08) a ordem das inserções dos partidos. A coligação do atual governador, chamada de “Aqui é Trabalho”, será a primeira.
Logo em seguida, vem a coligação do senador Eduardo Braga (MDB), chamada de “Em Defesa da Vida”, formada por seu partido, pela Federação Brasil da Esperança (PT-PCdoB-PV) e PSD, do senador Omar Aziz.
A terceira coligação a figurar na programação, entre alternâncias das coligações de Wilson e Braga, é a do deputado estadual Ricardo Nicolau (Solidariedade), chamada de “Nós, o Povo”, formada em parceria com o PSB de Serafim Corrêa. Outra coligação que aparecerá no primeiro dia da propaganda será a de Amazonino Mendes (Cidadania), chamada de “A Força do Povo”, formada somente pela Federação PSDB-Cidadania.
No segundo dia da propaganda eleitoral (27/08), o PDT abre as inserções para divulgar a candidatura de Carol Braz, sendo sucedida pela propaganda da coligação “Amazonas Pode Mais”, de Henrique Oliveira, formada por seu partido, o Podemos, e pelo Pros. A terceira inserção do dia foi sorteada para a Federação PSol-Rede, que tem como candidato ao governo o médico indígena Israel Tuyuka (PSol).
Todas a ordem da propaganda eleitoral foi sorteada pelo TRE-AM, incluindo deputados e senadores. Contudo, alguns partidos ficaram de fora da programação por não atenderem às regras eleitorais, como a cláusula de barreira. Partidos com menos de cinco representantes no Congresso Nacional não têm direito à tempo de TV ou recursos partidários e eleitorais. Entre os candidatos ao governo do Amazonas, a prejudicada foi Nair Blair (Agir).