*Lucas dos Santos, da Redação Dia a Dia Notícia
Com a janela partidária fechada em abril, os partidos começaram a definir seus pré-candidatos às eleições de outubro deste ano. Entre convenções e declarações na mídia, 15 dos 41 vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) têm seus nomes postos no tabuleiro eleitoral.
O Avante, partido do prefeito de Manaus David Almeida, possui seis vereadores no legislativo municipal: David Reis, Eduardo Assis, Lissandro Breval, Marcel Alexandre, Marcelo Serafim e Wanderley Monteiro. Todos irão concorrer a algum cargo nas eleições deste ano. Licenciado da presidência da casa, David Reis confirmou que é pré-candidato a deputado estadual, assim como Eduardo Assis e Wanderley. Já Lissandro, Marcel e Serafim são pré-candidatos a deputados federais.
A intenção de os três disputarem para a Câmara Federal, contudo, esbarra em outra pré-candidatura do partido: Fernanda Aryel, filha de David Almeida. Com potencial eleitoral alto, e visto que o Amazonas tem uma certa tradição em eleger os herdeiros do prefeito da capital para a Câmara, os vereadores ainda avaliam se manterão suas pré-candidaturas.
Outros partidos da base da prefeitura de Manaus que possuem pré-candidatos são o União Brasil (União) e o Partido Social Cristão (PSC). Pelo União, os vereadores Everton Assis, Gilmar Nascimento e Professora Jacqueline foram lançados para concorrer à uma vaga na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Pelo PSC, os vereadores Caio André e Daniel Vasconcelos também estão na disputa para deputados estaduais.
Ainda mais à direita que os anteriores, os vereadores Capitão Carpê Andrade (Republicanos) e Joelson Silva (Patriota) também tiveram seus nomes postos à disposição por seus partidos para concorrerem à Aleam. O nome de Joelson Silva inclusive foi incluído no polêmico pedido de votos em um culto evangélico, que o apresentou como candidato a deputado estadual ao lado do irmão de Silas Câmara (Republicanos).
A ida de Marcelo Serafim para o Avante quase deixou o Partido Socialista Brasileiro (PSB), presidido por seu pai, o deputado estadual Serafim Corrêa, sem representação na CMM. Contudo, nos minutos finais da janela partidária, o vereador Jander Lobato trocou o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) pelo PSB. O parlamentar municipal deve concorrer a deputado estadual pela legenda de centro-esquerda.
Por último, principal opositor de David Almeida na CMM, o vereador Amom Mandel (Cidadania) foi lançado como pré-candidato a deputado federal. O jovem parlamentar faz parte da chapa que tem Amazonino Mendes como pré-candidato ao governo do Amazonas.