*Especial Dia a Dia On-line
Os partidos políticos têm até o dia 16 de setembro para realizarem as suas convenções partidárias e definirem seus nomes para entrar na disputa pela Prefeitura de Manaus. O Dia a Dia On-line fez um levantamento dos pré-candidatos com base em anúncios já feitos pela classe política e pelos próprios políticos. O grupo abrange figuras com e sem mandatos, novatos na política, ex-secretários, ex-candidatos, parlamentares e velhos caciques da política. No total, são 20 pré-candidatos para disputar a cadeira do Executivo municipal nas eleições deste ano. Somente três são mulheres.
Entre os nomes da lista recorde de candidatos estão David Almeida (Avante), Amazonino Mendes (Podemos), José Ricardo (PT), Alfredo Nascimento (PL), Capitão Alberto (Republicanos), Marcos Rotta (DEM), Ricardo Nicolau (PSD), Conceição Sampaio (PSDB), Caroline Braz (PSC) e Liliane Araújo (PSL).
Ainda consta na lista os nomes de Hissa Abraão (PDT), Marcelo Amil (PCdoB), Jonas Araújo (Psol), Delegado Péricles (PSL), Romero Reis (Novo), Alfredo Menezes (Patriotas), Chico Preto (DC), Delegado Pablo (PSL), Felipe Souza (Patriota) e Josué Neto (PRTB).
Nos próximos dias, a lista deve diminuir e nomes podem ser substituídos. Outros devem surgir, principalmente entre os partidos nanicos e de esquerda. Mas, pelo levantamento, será a eleição com maior número de candidatos da história.
Conforme as pesquisas eleitorais divulgadas, recentemente, destaque-se os nomes do ex-governador Amazonino Mendes, velho cacique da política e do ex-governador interino e ex-deputado estadual David Almeida. No entanto, o prefeito Arthur Neto, atual dono da cadeira e da máquina municipal, ainda não se posicionou sobre o seu candidato. Nomes como da ex-deputada federal Conceição Sampaio e Ricardo Nicolau são cogitados. Há informações também que o nome de Alfredo Nascimento não está descartado para fazer uma composição com outros nomes.
O governador Wilson Lima, dono da máquina estadual, também não se posicionou sobre seu candidato ou candidata. Nos bastidores, o nome de Carol Braz tem sido bastante comentado como opção para o governador.
Bolsonaristas
Nacionalmente, do grupo de Bolsonaro, segue o ex-superintendente da Suframa, Alfredo Menezes do Patriotas, que já declarou que não quer apoio de nenhum político tradicional do Amazonas e que a ele só interessa o apoio do presidente Bolsonaro. No entanto, Bolsonaro já anunciou que não pretende apoiar nenhum candidato a prefeito nas eleições deste ano.
O deputado estadual Péricles Rodrigues e o deputado federal Pablo Oliva também são do grupo do presidente que estão de olho na Prefeitura de Manaus.
Ao contrário de Bolsonaro, o vice-presidente Hamilton Mourão, disse que será cabo eleitoral dos candidatos do PRTB que vão disputar as eleições deste ano. Os filiados comemoram. O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, Josué Neto, que é pré-candidato, destacou que o compromisso de Mourão “gera esperança de fazer a nossa cidade Manaus mais prospera e desenvolvimentista”.
Confira os nomes e o perfil dos pré-candidatos:
Amazonino Mendes
Nascido no município de Eirunepé, Amazonino Armando Mendes tem 80 anos e é um dos candidatos mais antigos da política. Atualmente filiado ao Podemos, o Negão, como é apelidado, ocupou sete vezes, no total, os postos de governador, prefeito e senador.
Sua carreira política inicia já com o cargo de prefeito de Manaus, em 1983. Advogado e empresário, Mendes já foi prefeito por três mandatos no município. Além disso, também já foi governador do estado, cargo no qual foi candidato nas eleições de 2018.
David Almeida
David Almeida (Avante) tem 52 anos e teve uma longa carreira como deputado estadual no Amazonas: foram três mandatos consecutivos, sendo eleito pela primeira vez em 2006.
Foi presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) duas vezes, e assumiu o comando do Estado provisoriamente, quando José Melo e seu vice foram cassados, em 2017, até as eleições suplementares.
Nas eleições para Governo do Estado de 2018, ficou na terceira posição.
Alfredo Nascimento
Alfredo Nascimento, 68 anos, é natural do Rio Grande do Norte e graduado pela Universidade Federal do Amazonas. Seus primeiros cargos públicos foram em secretarias municipais e estaduais nos anos 80 em Manaus.
Foi vice-governador em 1995 e assumiu a Prefeitura de Manaus em 1997, sendo reeleito e permanecendo até 2004, quando o ex-presidente Lula o convidou para o Ministério de Transportes, pasta que comandou por cerca de 5 anos e meio, contando com a fase do governo Dilma Rousseff.
Pelo Partido Liberal (PL), Alfredo assumiu cadeira no Senado Federal pelo Amazonas duas vezes, eleito em 2006 e 2010. Foi ainda deputado federal de 2015 a 2019.
Conceição Sampaio
Radialista profissional, Conceição começou como vereadora de Manaus em 2004. Ela já acumula mais de 15 anos de vida pública. Foi eleita deputada estadual em 2006 e reeleita em 2010. Na eleição seguinte, conseguiu o posto de deputada federal. Foi a única mulher a fazer parte da bancada amazonense na Câmara Federal nessa legislatura 2015-2018.
Em 2019, assumiu a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania na gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto, título que largou neste ano para dar prosseguimento ao seu processo eleitoral, pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).
Liliane Araújo
Ex-apresentadora e repórter da Rede Amazônica, Liliane Araújo disputa eleições locais desde 2014, com a sua primeira candidatura como deputada estadual.
Concorreu também como vereadora, em 2016, e nas eleições suplementares ao Governo do Amazonas em 2017. Atualmente está no Partido Social Liberal (PSL), pelo qual também disputam os deputados Pablo e Péricles.
Carol Braz
Ex-secretária de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) do Estado, Caroline Braz é a pré-candidata do Partido Social Cristão (PSC), ao qual o governador Wilson Lima é filiado.
Recentemente, assumiu a presidência do PSC, sendo a primeira mulher a realizar tal feito, desde a criação do partido em 2008.
Defensora pública, apesar de somar 20 anos de experiência no serviço público, esta será a primeira vez que Caroline Braz concorrerá em uma eleição.
Ricardo Nicolau
Ricardo Nicolau é diretor do Grupo Samel e deputado estadual pelo Partido Social Democrático (PSD). Ingressou na política partidária em 1996 como vereador de Manaus.
Dois anos depois, foi eleito deputado estadual do Amazonas, reelegendo-se nos pleitos de 2006, 2010, 2014 e 2018. Dirigiu a Assembleia Legislativa de 2011 a 2012, como o mais jovem presidente da história, com 35 anos de idade.
Desde o dia 22 de julho, é presidente municipal do PSD em Manaus, partido que ajudou a fundar há quase uma década.
Chico Preto
Chico Preto, 51 anos, é advogado e político brasileiro filiado ao Democracia Cristã (DC). Atualmente é vereador do município de Manaus, eleito pelo PMN, mas trocou de partido, no ano passado.
Eleito vereador aos 23 anos, em 1993, teve três mandatos consecutivos na Câmara Municipal de Manaus (CMM). Teve ainda dois mandatos, também seguidos, como deputado estadual, de 2008 a 2014.
Alfredo Menezes
Ex-chefe da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), Alfredo Menezes já anunciou que irá disputar as eleições municipais pelo partido Patriota. No mesmo partido, Felipe Souza também se articula para entrar na disputa.
O coronel reformado do Exército foi indicado como superintendente em 2019, mas foi exonerado do cargo a pedido de Omar Aziz ao Governo Federal, conforme o próprio Menezes já afirmou.
Capitão Alberto Neto
Alberto Neto tem 38 anos e uma longa carreira na Polícia Militar. Foi comandante de pelotão na Rocam, comandante de Cicom e é chefe de operações na Força Tática.
Em 2018, Capitão Alberto foi eleito deputado federal pelo Amazonas pelo partido Republicanos, partido pelo qual pretende concorrer nas eleições para a prefeitura neste ano.
Delegado Pablo
Pablo Oliva é delegado da Polícia Federal há 11 anos no Amazonas e deputado federal desde 2019. Atuou na operação Lava Jato e operação Maus Caminhos. Recentemente, recebeu ordem de sequestro de bens da Justiça Federal.
O parlamentar ainda disputa dentro da própria sigla para concorrer à Prefeitura de Manaus pelo Partido Social Liberal (PSL).
Delegado Péricles
Delegado da Polícia Civil do Estado, Péricles Nascimento é outro candidato pelo PSL. Atualmente é deputado estadual e está a frente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde na Assembleia Legislativa.
Sua carreira política iniciou com a candidatura em 2018. Péricles foi ainda oficial do Exército Brasileiro e concursado do Tribunal de Justiça do Amazonas.
Felipe Souza
Felipe Souza é presidente estadual do partido Patriota e deputado estadual desde 2018. Há 30 anos na política amazonense, é também empresário e engenheiro civil.
Seu primeiro mandato como vereador foi em 2012 e reeleito em 2016. Neste ano, ele já anunciou que pretende concorrer pelo Patriota. Dentro do partido, ele também disputa essa vaga com Alfredo Menezes.
Jonas Araújo
O professor de 36 anos Jonas Araújo é o presidente do diretório do Partido Socialismo e Liberdade (Psol). Esta será a sua segunda vez concorrendo nas eleições municipais, tendo disputado como vereador em 2016.
Possui uma ampla carreira em movimentos estudantis e no magistério pela rede de ensino público estadual e municipal, na Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e na Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
José Ricardo
Filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT) desde 1995, José Ricardo foi vereador pela primeira vez em 2004, e pela segunda em 2008. Em 2010, foi eleito deputado estadual e reeleito em 2014.
Conhecido como Homem da Kombi, José Ricardo disputou ainda na prefeitura, em 2016, e nas eleições suplementares de 2017.
Em 2018 foi eleito deputado federal com 197 mil votos.
Josué Neto
Neto do radialista e fundador da Rádio Difusora do Amazonas, Josué iniciou a carreira política como vereador, em 2004, e desde 2006 foi reeleito quatro vezes como deputado estadual.
Josué Neto é economista formado em ciências econômicas pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Radialista e comunicador há 20 anos.
Atual presidente da Assembleia Legislativa, Josué Neto já ocupou esse cargo outras duas vezes. Em 2020, filiou-se ao Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB).
Hissa Abrahão
Hissa Abrahão Hissa Abrahão é graduado em Economia pelo Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas (Ciesa) e pós-graduado pela Fundação Getúlio Vargas e mestre pela Universidade Federal do Amazonas.
Elegeu-se vereador em Manaus em 2008. Posteriormente, concorreu ao governo do Amazonas nas eleições estaduais de 2010, não tendo sido eleito. Em 2012, disputou o cargo de vice-prefeito na chapa com Arthur Neto e foram eleitos. Durante sua passagem como vice-prefeito de Manaus, de 2013 a 2014, acumulou também as funções de Secretário de Infraestrutura e Habitação e presidente do Comitê Gestor da Política de Mobilidade Urbana e Ordenação das Ações de Reordenação do Centro de Manaus.
Em 2014, ele deixou o cargo para assumir a cadeira de deputado federal. Pelo Partido Democrático Trabalhista (PTD) votou a favor do impeachment de Dilma Rousseff, contrariando a decisão nacional de seu partido, no qual hoje é presidente estadual.
Marcelo Amil
Filiado ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Marcelo Amil é advogado e ex-presidente do Partido da Mobilização Nacional (PMN), cargo do qual foi destituído em março deste ano. A situação de sua saída foi polêmica, pois ele já estava trabalhando a sua pré-candidatura pelo PMN desde 2019.
Em 2018, Amil concorreu a deputado federal, ficando na 61ª posição.
Marcos Rotta
Atual vice-prefeito de Manaus, Marcos Rotta tem graduação em marketing e atuou na área da comunicação por muitos anos, chegando a chefiar a Secretaria de Comunicação do Amazonas em 1994. Rotta é jornalista, publicitário, radialista e apresentador de TV.
Em 1998 foi eleito deputado estadual, cargo que ocupou por 15 anos por meio de reeleições consecutivas, até que em 2014 concorreu e venceu as eleições para deputado federal.
Filiado ao PSDB, virou vice-prefeito ao lado de Arthur Virgílio Neto, mas trocou de partido para o Democratas em 2019.
Romero Reis
Lançamento do Partido Novo nas eleições municipais, Romero Reis é engenheiro, empresário e Major da reserva do Exército Brasileiro e vai disputar nas urnas pela primeira vez.
Romero é presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Manaus, e concorreu contra outros oito nomes em processo seletivo interno do Novo.