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Eleições 2020: Confira as propostas de mobilidade urbana dos candidatos à prefeitura de Manaus

*Gabriela Brasil – Da Redação do Dia a Dia On-line

As eleições para eleger o novo prefeito de Manaus estão próximas e o Dia a Dia On-line reuniu as propostas dos onze candidatos sobre mobilidade urbana, tema que está diretamente ligado com os enfrentamentos diários da população da cidade. Entre as principais propostas estão: otimização do transporte coletivo, diminuição da tarifa do transporte público, ampliação das ciclovias e implementação de novas vias.

O levantamento foi feito com base no plano de governo de cada candidato, anexado à ficha do DivulgaCand, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Alfredo Nascimento

As principais propostas para mobilidade urbana no plano de governo do Alfredo Nascimento são: determinar tarifa justa, tanto para a remuneração do sistema e renovação da frota quanto suportável pela população; fazer com que os ônibus circulem com horário pré-determinado; assegurar facilidade de trânsito às pessoas com algum tipo de deficiência ou dificuldade motora; usar tecnologia nos coletivos para controle de gratuidades, meia passagem e pagamento; desenvolver estudos para abertura de novas vias.

Amazonino Mendes

As principais propostas para mobilidade urbana no plano de governo do Amazonino Mendes são: reorganizar o trânsito, desafogando os horários de pico, com aplicação de tecnologias de sincronização de semáforos e câmeras inteligentes; reestruturar as rotas do transporte público, aliada à ampliação e modernização da frota; organizar e ampliar as áreas de ciclovias, trazendo segurança aos ciclistas e motoristas; implantar programa para recuperação de calçadas em Manaus; aperfeiçoar o sistema de ordenamento de estacionamento no centro da cidade.

Capitão Alberto Neto

As principais propostas para mobilidade urbana no plano de governo do Capitão Alberto Neto são: modernização, otimização e aumento da segurança do sistema de transporte coletivo, com a incorporação de novas tecnologias; planejamento para funcionamento integrado e eficaz de diferentes modais de transporte; programa de construção e recuperação de calçadas e meios-fios das principais vias de áreas comerciais e dos bairros; parcerias intergovernamentais e com a iniciativa privada para ampliação e modernização da infraestrutura viária de Manaus.

Chico Preto

As principais propostas para mobilidade urbana no plano de governo do Chico Preto são: revisão por via administrativa ou judicial da licitação do transporte público estabelecida pela atual administração; parceria com os motoristas de aplicativo para transporte de servidores visando à eliminação dos contratos de aluguel de veículos; Revitalização das vias asfálticas da cidade; Instalação de bicicletários nos pontos de ônibus para realização da integração intermodal; viabilização, por meio de parcerias a retomada da construção de corredores de ônibus na cidade, buscando aumentar as opções de transporte público.

Coronel Menezes

As principais propostas para mobilidade urbana no plano de governo do Coronel Menezes são: criação de corredores exclusivos de ônibus para maior fluidez do transporte coletivo público; ampliação da rede viária para o melhor desempenho do transporte de massa, realizando pequenas intervenções viárias para garantir a redução do tempo de viagens e o melhor fluxo do trânsito; implantação do sistema inteligente de controle de semáforos em tempo real; ampliação da rede de ciclovias, integrando-as aos modais da cidade; implantação de um amplo projeto de construção de calçadas nas vias do Município que estão sem esse equipamento urbano.

David Almeida

As principais propostas para mobilidade urbana no plano de governo do David Almeida são: estruturar o transporte coletivo em Manaus com foco na expansão, qualidade, pontualidade, acessibilidade e segurança do sistema; construção da rede cicloviária de Manaus; identificar as vias urbanas prioritárias para a construção de passarelas padronizadas; padronização e modernização da sinalização viária; regularizar o transporte público alternativo e integrá-lo ao sistema de transporte público de Manaus.

Gilberto Vasconcelos

As principais propostas para mobilidade urbana no plano de governo do Gilberto Vasconcelos são: edificação das calçadas, tornando-as adequadas para pessoas com deficiências; estatização sem indenização do transporte e tarifa zero; investimento nos corredores exclusivos de ônibus para que as pessoas não precisem passar horas dentro de um coletivo; criação de um sistema alternativo de Aplicativo Público para romper com o esquema de concorrência desleal dos aplicativos privados; recuperação e ampliação viário que contemple todas as formas de deslocamento, inclusive de ciclovias.

Marcelo Amil

As principais propostas para mobilidade urbana no plano de governo do Marcelo Amil são: diversificação do modal por meio da construção de portos na colônia Antônio Aleixo, Puraquequara e tarumã; remuneração por quilômetro rodado; construção da linha 1 do VLT.

Ricardo Nicolau

As principais propostas para mobilidade urbana no plano de governo do Ricardo Nicolau são: cobrar o cumprimento de contrato das empresas de transporte; asfaltar vias secundárias nos bairros; revitalizar a malha viária de Manaus com asfalto com garantia técnica mínima de cinco anos; criar o aplicativo para passageiros de ônibus; implantar sinais inteligentes para agilizar o trânsito com uso de inteligência artificial e sensores.

Romero Reis

As principais propostas para mobilidade urbana no plano de governo do Romero Reis são: padronização das paradas de ônibus e adequadas ao clima oferecendo conforto ao usuário; identificar as principais ruas secundárias na malha viária da cidade que poderão dar maior fluidez ao tráfego de veículos; potencializar a utilização de áreas comerciais em bairros, principalmente nos eixos de atividades, reduzindo os deslocamentos de pessoas a outras zonas; Implantação do Sistema Aquaviário; implantação de Sistema Cicloviário.

Zé Ricardo

As principais propostas para mobilidade urbana no plano de governo do Zé Ricardo são: implantar BRT (Bus Rapid Transit – Sistema de Ônibus Rápido); construção de abrigos nas paradas de ônibus dos bairros; gestão plena do sistema de transporte, com controle sobre receitas financeiras, bilhetagem eletrônica, dados, fiscalização e operação do serviço, por meio da prefeitura; instituir plano diretor cicloviário que preveja uma rede de ciclovias e ciclofaixas e ações específicas; implantar a Política de “zero mortes no trânsito”.

 

 

 

 

 

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