*Da Redação Dia a Dia On-line
A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) vai realizar em 2021 sua eleição para reitor de forma on-line. Até o momento, três chapas já se colocaram para o pleito eleitoral com as pré-candidaturas do atual reitor, Sylvio Pulga, e Terezinha Fraxe (33); Andrea Waichman e Margarida Carmo (55) e Marco Antônio e Raimundo Passos (21).
No dia 22 de janeiro, o Conselho Universitário da Ufam (Consuni) deliberou a data do dia 8 de abril para ser votada a lista triplica que vai ser mandada a Brasília. Antes disso, acontece a consulta com estudantes, professores e técnicos administrativos para a escolha do nome a reitor, que será realizada pela comissão formada por representantes de cada categoria, mas até o momento ainda não anunciou as datas.
É a primeira vez que a Ufam elege seu representante de forma totalmente on-line, mas a medida se deu devido à pandemia da Covid-19 e a necessidade de não ficar sem representantes eleitos pela comunidade.
Confira o perfil dos três candidatos:
Sylvio Pulga e Terezinha Fraxe – da chapa 33
O atual reitor da Ufam busca a reeleição e neste pleito trás a professora da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), Terezinha Fraxe como sua vice-reitora.
Sylvio Pulga é formado em Ciências Econômicas, fez mestrado na PUC (Pontifícea Universidade Católica) e doutorado e pós-doutorado pela Unicamp e atua na universidade há 23 anos.
Terezinha Fraxe é Engenheira Agrônoma formada pela Ufam, mestre e doutora em sociologia pela Universidade Federal do Ceará e atualmente coordena do Núcleo de Socioeconomia da universidade e da pós-graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia.
Andrea Waichman e Margarida Carmo – da chapa 55
As professoras da chapa 55 se candidatam pela primeira vez nas eleições para a reitoria e traz o nome de Andrea Waichman para reitora e Margarida Carmo como vice-reitora.
Andrea Waichman é professora da Ufam doutora em Biologia de Água Doce e Pesca Interior e já coordenou uma série de projetos na universidade e na Fapeam.
Margarida Carmo é doutora em química e atua no Instituto de Ciências Exatas e tecnologias de Itacoatiara. Ela já atuou na administração como coordenadora de curso.
Marco Antônio e Raimundo Passos – da chapa 21
A chapa anunciou a pré-candidatura em dezembro de 2020 e é composta pelos professores Marco Antônio do Faculdade de Ciências Agrárias (FCA) e Raimundo Passos do Instituto de Ciências Exatas (ICE).
Marco Antônio é candidato a reitor formado em Agronomia, possui mestrado pelo Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa), doutor em Agronomia Tropical pela Ufam, já orientou projetos nos campus do interior como Parintins e Benjamin Constant e atualmente é diretor do FCA.
Raimundo Passos é candidato a vice-reitor, formado em química, mestre e doutor pelo Instituto de Química de São Carlos. Na Ufam, o professor já coordenou o curso de química e representou o ICE no Consuni.