*Da Redação Dia a Dia Notícia
A eleição que definirá a nova gestão da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) irá ocorrer em março de 2022 e conta com a participação de duas chapas. Os professores André Zogahib e Alcian Pereira disputarão a reitoria da UEA, por meio de eleição direta da qual participarão alunos, professores e servidores técnicos-administrativos que fazem parte da instituição.
A eleição direta para reitor e vice-reitor na UEA foi realizada pela primeira vez em 20 de março de 2014 e acontece de quatro em quatro anos. Anteriormente, os reitores que estiveram à frente da instituição eram pessoas indicadas pelo Governador do Amazonas.
Em 2022, ocorre a terceira eleição para a reitoria da universidade, o atual reitor Cleinaldo Costa está finalizando seu segundo mandato consecutivo. O atual vice-reitor da universidade, Cleto Cavalcante, está disputando para vice-reitor novamente pela Chapa 22. Ao longo de sua história, a universidade contou com a passagem de quatro gestores, sendo eles: Lourenço dos Santos Pereira Braga (2001 a 2007), Marilene Correa da Silva Freitas (2007 a 2010), José Ademir de Oliveira (2010 a 2011) e Cleinaldo de Almeida Costa (2003 até o presente momento).
Chapa 19
A Chapa 19, conta com o professor André Zogahib e a professora Kátia Couceiro para disputar a eleição para os cargos de reitor e vice-reitora. A chapa possui como slogan de campanha ‘Gestão, participação e respeito’. Para disputar a eleição, André Zogahib pediu exoneração da presidência da Amazonprev, cargo que ocupou por três anos.
André Zogahib afirmou ao Dia a Dia que, desde que anunciou a inscrição da chapa junto à professora Kátia Couceiro, tem recebido muito apoio e que isso os deixa confiantes.
“Muitos colegas professores, técnicos e alunos me procuraram e pediram que eu concorresse à reitoria a fim de implementar uma nova forma de gestão com o intuito de otimizar os recursos em benefício da comunidade acadêmica. Como acredito que a pluralidade é o elemento chave para o desenvolvimento, convidei a professora doutora Kátia Couceiro, da ESA, para participar comigo desta árdua caminhada que tem tempo exíguo de campanha”, pontuou Zogahib.
O plano de gestão da Chapa 19 contempla a otimização do orçamento da UEA, que em 2021 foi de mais de R$ 683 milhões para gerir unidades na capital e em diversos municípios do interior do Amazonas. “Quero poder ajudar a universidade a alcançar maiores níveis de excelência, de gestão e de qualidade do ensino superior na Amazônia”, declarou o candidato a reitor.
A professora Kátia Couceiro, candidata à vice-reitora, integra a chapa por acreditar que o diálogo e a união em torno do mesmo objetivo podem superar dificuldades. “Não é possível fazer uma gestão eficiente sozinho, é necessário ouvir as demandas, estruturar um planejamento detalhado, que contemple tanto as prioridades quanto as medidas rotineiras para alcançarmos patamares cada vez mais elevados em nossa comunidade acadêmica”, declarou a vice da chapa 19.
O professor doutor André Zogahib é graduado em Administração de Empresas, Administração Pública e Direito. Possui especialização, mestrado e doutorado em administração pública. É professor do quadro efetivo da UEA desde 2008, já tendo sido coordenador de cursos de graduação, especialização e mestrado, coordenador dos sistemas de ingresso, pró-reitor de planejamento e pró reitor de extensão de assuntos comunitários. Participa da universidade desde o início das operações da instituição, ano de 2001. Foi aluno da primeira turma do curso de Administração de Empresas da UEA.
Participou da elaboração e implementação do PCCR (Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração), na condição de docente. Em 2010, como pró-reitor de planejamento, atuou na reestruturação organizacional da UEA. O Projeto de Lei do Executivo n° 116/2011 permitiu a contratação de cerca de 600 professores na época.
É um gestor experiente e bem-sucedido. Como diretor-presidente da Amazonprev, conquistou por três anos seguidos o prêmio de melhor RPPS do Brasil, entre os Estados da federação. A Amazonprev tornou-se referência nacional em gestão previdenciária, após ser bem avaliada pela Abipem, Aneprem, Secretaria Nacional de Previdência etc. O foco da gestão de André Zogahib pauta-se na valorização do servidor, atenção com as demandas dos alunos, humanização do atendimento com respeito e diálogo permanente.
A professora doutora Kátia do Nascimento Couceiro é graduada em Medicina, especialista em Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia e Estimulação Cardíaca Eletrônica Implantável pela Associação Médica Brasileira (AMB) e Fellow da Sociedade Europeia de Cardiologia (FESC-2020). Possui mestrado em Ensino em Ciências da Saúde pela Universidade Federal Paulista (UNIFESP) e doutorado em Doenças Tropicais e Infecciosas pela Universidade do Estado do Amazonas(UEA). É da UEA desde 2005 na disciplina de Cardiologia, já tendo sido subcoordenadora do curso de Medicina, coordenadora do internato de Clínica Médica e membro do núcleo docente estruturante do curso. Atualmente, é supervisora e preceptora do Programa de residência médica em clínica médica da Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ) assim como subcoordenadora da residência de Cardiologia da UEA. Foi presidente da Sociedade Amazonense de Cardiologia (biênio 2020-2021). Sob a sua coordenação foi criado o primeiro Centro de Treinamento de Emergências cardiovasculares da Região Norte, responsável pela implantação de medicamentos de alto custo para insuficiência cardíaca. O Amazonas foi o primeiro estado do Brasil a efetuar a distribuição de todo o arsenal de medicamentos, obtendo a redução de mortalidade de seus pacientes.
Atualmente, é presidente da Academia Amazonense de Medicina (biênio 2022-2023).
Chapa 22
A Chapa 22 conta com os professores Alcian Pereira e Cleto Cavalcante para concorrer às eleições. Os candidatos a reitor e vice-reitor da chapa apostam na inovação como forma de promover transformação na vida das pessoas e das cidades na qual a universidade vem atuando em seus 21 anos de existência.
“A UEA é uma instituição plenamente consolidada. Dotada de uma infraestrutura que a torna a maior universidade multi-campi do País. Nosso corpo de docentes é um dos mais bem qualificados. Nossos cursos de graduação estão bem avaliados e por todo esse ambiente que foi construído nesses 21 anos, temos a partir de agora, a missão de promover a conexão de tudo isso e dessa forma contribuir para que o Estado do Amazonas encontre, por meio da UEA, as respostas para a solução de suas demandas sociais, econômicas e ambientais e, com isso, possibilite a grande transformação que estamos propondo na vida de cada um que faz a UEA, bem como de toda a sociedade, respeitando sempre a vocação de cada cidade. Chegou a hora da UEA mostrar o seu protagonismo. Esse é o nosso compromisso”, afirmou Alcian.
Alcian é advogado, professor adjunto da UEA há 14 anos, doutor em Administração pela FEA/USP, mestre em Direito Ambiental pela UEA, Especialista em Gestão de Sociedades Cooperativas pela Faccat-RS, coordenador-geral do Núcleo de Direito, Tecnologia & Inovação-LAWin/UEA, diretor licenciado da Escola de Direito da UEA (ED/UEA), ex-coordenador do Curso Especial de Direito de Parintins da UEA. (2012), ex-coordenador do Curso de Direito/UEA em Manaus (2013/2014), ex-Diretor da Escola Superior de Ciências Sociais-ESO/UEA (2015/2018), e ex-coordenador da Pós-graduação lato sensu em Direito Público da UEA.
Cleto é engenheiro eletricista formado pela Escola Federal de Engenharia de Itajubá-MG (EFEI/UNIEFEI) com mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), professor adjunto 4 realizando trabalhos na gestão superior na Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
Possui experiência nas áreas dos cursos de engenharia elétrica, engenharia de controle e automação e tecnologia em jogos digitais. Trabalha com projetos de desenvolvimento e de gestão educacionais; projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I); projetos institucionais com indústrias e órgãos de fomento e projetos de criação de startups (empreendedorismo e inovação). Está licenciado do cargo de vice-reitor da UEA.
Universidade do Estado do Amazonas
A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) iniciou suas atividades no dia 3 de agosto de 2001, e em 30 de junho de 2005 foi realizada a formatura da primeira turma da universidade, com 7.150 alunos do curso Normal Superior do Programa de Formação de Professores (Proformar). No ano de 2022, a universidade completa seus 21 anos de existência.
A instituição possui mais de 25 mil estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação e pós-graduação. É a maior universidade multicampi do Brasil, sendo a instituição de ensino superior brasileira com o maior número de unidades que integram sua composição. Possui em sua estrutura cinco Unidades Acadêmicas na capital (Escolas Superiores), seis Centros de Estudos Superiores e 13 Núcleos de Ensino Superior no interior do Amazonas.
Além dos cursos de graduação, sendo Bacharelados, Licenciaturas e Tecnológicos, a instituição também oferta cursos de Pós-Graduação nas mais diversas áreas de pesquisa. Atualmente, a UEA conta com 286 cursos, sendo 64 regulares e 22 de oferta especial, contabilizados por município de oferta e 68 cursos contabilizados por nomenclatura.