*Da Redação do Dia a Dia Notícia
De acordo com o alerta emitido pela Defesa Civil do Amazonas, os municípios de Ipixuna, Itamarati, Envira, Eirunepé e Humaitá estão sob risco de inundações progressivas, com a crescente elevação dos rios já causando transtornos à população local.
Em Humaitá, o Rio Madeira ultrapassou a marca de 23,91 metros, atingindo a cota de transbordamento, e a previsão indica que o nível da água continuará a subir rapidamente nos próximos dias. A Prefeitura de Humaitá relata que a elevação do Rio Madeira está prejudicando a agricultura na zona rural, com várias plantações já devastadas, resultando em perdas que ainda estão sendo calculadas pelos produtores locais. Para minimizar o impacto da enchente na educação, os professores estão visitando as comunidades para ministrar aulas e distribuir merenda escolar, já que cerca de 20 escolas municipais rurais estão inundadas.
Em Envira, as áreas ribeirinhas do Rio Juruá estão sendo afetadas pelas inundações, com o rio atingindo 13,15 metros. Em Eirunepé, o mesmo rio está em 16,62 metros, e a previsão é de que o volume de chuvas permaneça alto durante o mês de abril. Em Ipixuna, o Rio Juruá está em 13,31 metros, enquanto em Itamarati o rio atingiu 20,68 metros, conforme dados da estação fluviométrica do Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos (SNIRH), monitorada pela Defesa Civil.
Na capital Manaus, o Rio Negro registrou 26,72 metros nesta segunda-feira, 14 de abril, de acordo com medições do Porto de Manaus, que monitora os níveis do rio desde 1902. O Serviço Geológico do Brasil (SGB) prevê que a cheia em Manaus atingirá a cota de inundação, que é de 29 metros, faltando apenas 2,28 metros para atingir esse nível.