*Da Redação Dia a Dia Notícia
O candidato ao governo do Amazonas, Eduardo Braga (MDB), divulgou nesta sexta-feira (30/9) informações erradas usando um levantamento feito pelo Instituto Pontual Pesquisas, alegando que está no segundo turno das eleições, com 23,5% de intenções de voto, próximo de Wilson Lima (União Brasil), que lidera com 39,9% da preferência dos eleitores. O senador publicou nas suas redes sociais uma arte com o número da margem de erro da pesquisa, de 2,2 pontos para mais ou para menos, como se fosse o número principal da pesquisa eleitoral.
Na verdade, Eduardo Braga computou 21,3% na última pesquisa, ficando atrás do ex-governador Amazonino Mendes (Cidadania), que pontuou 22,5%. Os dois estão tecnicamente empatados dentro da margem de erro. O número apresentado por Braga em suas redes é somente uma possível variação. Nesse cenário, o senador teria realmente 23,5% contra 22,7% de Amazonino. Contudo, não é o resultado inicial do levantamento.
Vale ressaltar que, ao contrário do que disse Eduardo Braga, a Pontual Pesquisas não divulgou nenhum dado referente às pesquisas do segundo turno das eleições, como utilizado nas redes sociais do candidato.
A pesquisa do Instituto Pontual também aferiu os votos para senador e presidente da República. Segundo os resultados publicados na manhã desta sexta-feira (30/9), o senador Omar Aziz (PSD) disputa a cadeira do Senado Federal com o coronel Alfredo Menezes (PL). No cenário presidencial, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera com vantagem em relação ao presidente Jair Bolsonaro (PL). Simone Tebet (MDB) cresceu e chegou ao terceiro lugar, superando o ex-ministro Ciro Gomes (PDT).