*Da Redação do Dia a Dia Notícia
O economista Jessé Rodrigues lançou o livro “Aspectos Evolucionários do Desenvolvimento Regional Amazônico: diversidade econômica e mudança tecnológica na produção camponesa do entorno rural de Manaus”, editado em dois volumes, que aborda os processos de mudança e diversificação dos sistemas produtivos camponeses localizados em uma parte do Território Manaus e Entorno. A abordagem é realizada por meio de uma estrutura analítica multidisciplinar envolvendo conceito da teoria econômica evolucionária, da teoria do desenvolvimento endógeno, da antropologia econômica e da teoria do investimento camponês.
O primeiro volume é ‘Desvendando os aspectos socioculturais e teorizando sobre as mudanças econômica e tecnológicas na produção camponesa’; e o segundo volume é ‘Delineando interações institucionais e modelando as trajetórias evolucionárias das socioeconomias camponesas e seus sistemas produtivos’.
De acordo com o autor, os resultados encontrados na pesquisa revelam que os sistemas produtivos estudados se diversificam em função das especificidades dos territórios onde estão as unidades produtivas camponesas. Esta diversificação decorre do modo como os produtores camponeses adaptam seus sistemas produtivos, alterando as rotinas de trabalho que os constituem conforme confrontam as injunções provenientes do ambiente institucional complexo e da dinâmica dos ecossistemas. Tais adaptações são orientadas pelas características socioculturais inerentes às famílias camponesas e motivadas pela busca da eficiência reprodutiva suficiente para assegura a perpetuação social e biológica das famílias.
Em seu resumo, o autor descreve que os dois volumes compõem uma abordagem teórica e prática sobre um grupo de agentes extremamente importante para o desenvolvimento regional: os camponeses. “Assim, a obra traz uma abordagem multidisciplinar na qual convergem conceitos e métodos da Economia, da Antropologia, das Ciências Sociais, da Geografia e da Estatística no que chamamos de Teoria Evolucionária da Mudança Econômica. Nesse caso, como fundamento teórico do esforço para compreender como ocorrem as inovações tecnológicas que transformam e diversificam os sistemas produtivos das unidades de produção familiar camponesa”.
O primeiro volume apresenta o modo como se construiu a base teórica dos aspectos evolucionários, descreve os múltiplos aspectos do território onde se realizou as pesquisas de campo e, em seguida, entra no universo sociocultural das famílias camponesas e avança sobre os elos entre as instituições que conectam a realidade camponesa às demais estruturas do ambiente institucional: a saber, as agência assistência técnica e extensão rural.
O segundo volume avança sobre as interações entre as entidades do ambiente institucional e os sistemas produtivos camponeses com o ímpeto de promover os investimentos em prol da inovação tecnológicas e da evolução econômica das unidades produtivas.
Nesse plano, atuam conjuntamente as agências de crédito, extensão rural, regularização fundiária e controle ambiental. Esse exercício nos leva, no ápice da obra, quando se analisa a microeconomia dos sistemas produtivos camponeses, descrevendo suas rotinas de trabalho de produção e distribuição dos seus produtos nos mercados regular e institucional. Fechando esse volume, temos resumo do estudo estatístico no qual fizemos a aplicação da técnica de análise fatorial para descrever as diferentes trajetórias evolutivas seguidas pelas sistemas produtivos camponeses que variam conforme as características físicas dos ecossistemas em que vivem e trabalham as famílias camponesas.
Biografia
Jesse Rodrigues é bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Amazonas (1996), especialista em Metodologia do Ensino Superior (2001), mestre em Processos Socioculturais na Amazônia no Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazonia pela Universidade Federal do Amazonas (2003), doutor em Desenvolvimento Socioambiental pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará no qual foi Bolsista do Programa RH-Posgrad da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).
Atualmente, ocupa o cargo público de Economista lotado na Coordenação Geral de Estudos Econômicos e Empresariais da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa). Atuou no magistério superior em diversas instituições, especialmente, no período de 2011 a 2014, como Professor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) no Projeto Especial do Curso de Ciências Econômicas no Núcleo de Estudos Superiores do Município de Manacapuru (AM). Tem experiência na área de Economia, na área de concentração Economia Agrária e dos Recursos Naturais com ênfase nos seguintes temas: desenvolvimento regional de base primária, sustentabilidade socioambiental, processos socioculturais na Amazônia e dinâmica do pensamento social e teoria econômica da mudança evolucionária. Líder do Grupo de Pesquisa Grupo de Estudos em Desenvolvimento Socioambiental do Amazonas (Gedsa) com foco em estudos sobre mudanças econômicas e institucionais