Estado com maior população indígena do Brasil, o Amazonas escolheu uma profissional de saúde e indígena como a primeira pessoa a ser imunizada contra a Covid-19. A vacina foi aplicada durante apresentação oficial do Plano Estadual de Imunização pelo governador Wilson Lima, na noite desta segunda-feira, dia 18.
Vanda Ortega é indígena do povo Witoto. Ela tem 33 anos e é técnica em enfermagem. Nasceu no município de Amaturá, na calha do Rio Solimões. Em 2002, Vanda chegou a Manaus para trabalhar e iniciou o curso de técnica de enfermagem em 2011, finalizando em 2013.
Moradora do Parque das Tribos, primeiro bairro indígena de Manaus, Vanda Ortega é atuante na luta em defesa dos povos indígenas e trabalha na rede estadual de saúde pela Fundação Alfredo da Matta. Na comunidade em que reside, ela organiza os atendimentos em saúde dos moradores.
Após ser imunizada, a técnica de enfermagem indígena Vanda Ortega, da etnia Witoto, fez uma crítica ao modo como os índios estão sendo tratados na pandemia. O governador Wilson Lima teve que ouvir calado uma crítica ao governo federal, que é responsável pela saúde indígena. No discurso, Vanda lembrou de 32 membros da sua comunidade que testaram positivo para a Covid-19 e pediu que o governo do Amazonas apoiasse mais os povos indígenas da região.
Confira o vídeo aqui.