*Da Redação Dia a Dia Notícia
O deputado federal Amom Mandel (Cidadania-AM) protocolou, nesta terça-feira (11), uma denúncia no Ministério Público Federal (MPF) contra a Prefeitura de Manaus, apontando indícios de irregularidades na construção do novo aterro sanitário da cidade, localizado na rua Rio Umari, bairro Lago Azul, zona Norte. Na representação, o parlamentar cita falhas no licenciamento ambiental, ausência de consulta pública e riscos à saúde e ao meio ambiente, além de solicitar a suspensão imediata das obras até que a legalidade e a segurança do projeto sejam comprovadas.
Na ação, o parlamentar argumenta a existência de falhas no licenciamento, ausência de consulta pública e riscos à saúde e ao meio ambiente na região onde está sendo instalado o empreendimento. A denúncia ocorre no mesmo período de realização da COP30.
Na solicitação, Amom pede que o MPF recomende a suspensão imediata das obras até que sejam comprovadas a regularidade técnica e a segurança ambiental do projeto.
Comunicação à Câmara dos Deputados
Amom também encaminhou cópias do documento ao Ministério Público do Estado (MP-AM), ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM) e à Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados à qual solicitou uma visita técnica ao local.
