Search
booked.net
Search
Close this search box.

Durango Duarte perde ação judicial que pedia censura de matérias do Dia a Dia Notícia

Arte: Thalya Issuisso/Dia a Dia Notícia

*Da Redação Dia a Dia Notícia 

O empresário Durango Duarte, que possui diversos contratos com a Prefeitura de Manaus, perdeu uma ação na Justiça em que pedia a retirada de matérias do Dia a Dia Notícia envolvendo o nome dele e de suas empresas. De acordo com a decisão, as matérias em questão são de cunho público.

Na ação, o empresário afirmou que o Dia a Dia estava cometendo injúria e difamação contra ele. Durango ainda sustentou que a veiculação das matérias teriam ferido direitos relacionados a sua intimidade e vida privada.

Entre os pedidos, o empresário pediu a retirada dos conteúdos jornalísticos, além de indenização por danos morais.

Na decisão, expedida no dia 20 de setembro deste ano, a juíza Bárbara Folhadela Paulain, entendeu que as matérias em questão são de cunho público e envolvem, por exemplo, uma decisão proferida pelo Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) acerca de licitação realizada pela Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom).

“[…] entendo que as demais matérias mencionadas não chegam a atingir o núcleo essencial de intimidade e da vida privada do autor, não desbordando dos limites do exercício regular da liberdade de expressão e crítica jornalística, notadamente utilizando como parâmetro os postulados da proporcionalidade e razoabilidade”. 

Ainda de acordo com magistrada, no caso dos autos, não ficou demonstrado a intenção de injuriar ou difamar Durango Duarte, uma vez que o conteúdo das matérias “não ultrapassou os limites do exercício regular da liberdade de expressão, compreendida na informação, na opinião e na crítica jornalística sobre fatos de interesse público”.

Matérias que o empresário queria retirar

As matérias que Durango tentou censurar são sobre o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) acatar denúncia e determinar que a Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom) suspendesse licitação que contratou empresa iMarketing de Durango por R$ 19 milhões.

Além de matéria sobre blogueiros que iriam receber até R$ 99 mil por ações de comunicação da prefeitura de Manaus, por meio também de empresa de Durango.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.