*Da Redação do Dia a Dia Notícia
A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) prendeu Brayan Madeira Carvalho, de 25 anos, e Keven William Mota Soares, de 27, suspeitos de usar o dispositivo conhecido como “Chapolin” para desbloquear e furtar objetos de veículos. A dupla, que já é reincidente nesse tipo de crime, atuava principalmente em estacionamentos de shoppings, feiras e vias públicas da capital.
De acordo com o delegado Ivo Martins, titular do 19º Distrito Integrado de Polícia (DIP), os dois têm um longo histórico criminal. “Cada um desses infratores que foram presos já tem dezenas de boletins de ocorrência pela prática de furto qualificado, estelionato, além de outros crimes. E tirando eles de circulação dá uma certa tranquilidade para a população”, afirmou.
Um dos casos mais notórios investigados pela polícia ocorreu em 2 de abril de 2024, quando Brayan, com o auxílio de comparsas, furtou uma pistola com 30 munições, carregadores, documentos e outros objetos de um carro no estacionamento da Feira do bairro Santo Antônio, zona oeste de Manaus.
Embora a dupla tenha se mantido em silêncio durante o interrogatório, as investigações da PC-AM, incluindo vídeos de câmeras de segurança, comprovam a prática criminosa. As investigações continuam para identificar outros envolvidos no esquema.
O delegado reforça o alerta para que os motoristas sempre verifiquem se as portas dos seus veículos estão travadas, uma vez que o dispositivo “Chapolin” impede o travamento à distância e pode causar grandes prejuízos aos proprietários.
