*Da Redação Dia a Dia Notícia
O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) realizou, na madrugada desta sexta-feira (11), a primeira operação com um drone desenvolvido especificamente para o combate a incêndios. A ocorrência aconteceu em um estabelecimento comercial localizado na zona Norte de Manaus e marcou o uso pioneiro da tecnologia no Brasil.
O equipamento foi entregue em maio deste ano pelo governador Wilson Lima, durante a implantação dos Grupamentos Integrados de Combate a Incêndio e Proteção Civil (GCIP) em 16 municípios amazonenses. A iniciativa também incluiu a entrega de novas viaturas para reforçar a estrutura do CBMAM.
Durante a ação, oito viaturas foram mobilizadas, e cerca de 40 mil litros de água foram utilizados no combate às chamas. O drone de combate a incêndios atuou em conjunto com as equipes terrestres, ampliando o alcance e a eficiência da operação.
“Nossos drones já estão em pleno funcionamento em Manaus e sendo usados para o fim que foram adquiridos, que é o combate a incêndios em locais mais altos e de difícil acesso”, destacou o comandante-geral do CBMAM, coronel Orleiso Ximenes Muniz.
Tecnologia inédita no Brasil
As Aeronaves Remotamente Pilotadas (ARPs) foram desenvolvidas com foco em operações de alto risco e combate a incêndios em locais elevados. Cada drone possui autonomia de 30 minutos de voo, capacidade de carga de até 90 kg e pode atingir alturas de 30 metros — o equivalente a um prédio de 10 andares.
A tecnologia permite o transporte de uma mangueira pressurizada de 1,5 polegada, conectada diretamente à viatura, o que garante o fornecimento contínuo de água ao ponto do incêndio.
Entre os diferenciais do equipamento estão:
- Sistema FPV (First Person View) com realidade virtual, que permite ao operador enxergar em tempo real a linha de combate;
- Motores de alto desempenho, ideais para áreas de risco extremo, como florestas e indústrias;
- Sistema de baterias intercambiáveis, com troca em menos de 2 minutos e recarga rápida em até 15 minutos.
