*Da Redação do Dia a Dia Notícia
A Polícia Civil do Amazonas prendeu, na quarta-feira (9), Diego da Costa Pinto, de 34 anos, durante uma operação que resultou na apreensão de mais de 150 quilos de maconha, avaliados em cerca de R$ 3 milhões. As ações ocorreram nos bairros Planalto e Colônia Terra Nova, localizados nas zonas Centro-Oeste e Norte da cidade, respectivamente.
De acordo com o delegado Rodrigo Torres, diretor do Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc), as investigações tiveram início há um mês, após informações da Receita Federal apontarem que Diego estaria armazenando drogas em sua residência. O objetivo era embalar os entorpecentes para envio a São Paulo.
“Diego utilizava transportadoras para mandar as drogas para fora do Amazonas. Durante as investigações, identificamos que ele estava encaminhando a mercadoria para o estado de São Paulo. A partir disso, conseguimos qualificá-lo e identificar o veículo que ele utilizava para fazer o transporte da droga da sua residência para a transportadora”, explicou o delegado.
A residência de Diego não servia apenas como ponto de armazenamento, mas também como um verdadeiro laboratório para o embalo da droga. Durante a operação, a polícia encontrou seladoras e materiais plásticos, utilizados para a embalagem dos entorpecentes.
“Antes de irmos até a casa dele, abordamos Diego no bairro Planalto e encontramos 50 quilos de maconha no carro em que ele conduzia. Na hora, ele já informou que tinha mais drogas em sua residência, e imediatamente fomos ao local, onde constatamos a existência de mais entorpecentes e outros apetrechos”, acrescentou Torres.
O delegado relatou que, no momento da abordagem, Diego estava se dirigindo para sua casa com a intenção de embalar a droga para enviá-la à transportadora.
“Temos conhecimento de que a droga veio do município de Japurá, localizado a 744 quilômetros de Manaus. Mas ainda estamos trabalhando para identificar quem repassou a droga em Manaus e quem a distribuiu para Diego”, disse.
Além de ser autuado em flagrante por tráfico de drogas, Diego também deverá responder a outros Inquéritos Policiais (IPs), uma vez que há evidências de que ele já enviou drogas para São Paulo em outras ocasiões.
“As investigações continuam para localizar tanto o responsável pelo transporte da droga de Japurá para Manaus quanto a pessoa que recebe essa droga aqui na capital”, enfatizou o delegado.
Torres ressaltou a complexidade do esquema e a necessidade de uma investigação mais abrangente.
“Vale salientar que estamos investigando outras situações semelhantes envolvendo transportadoras, bem como uma empresa responsável por enviar e entregar correspondências no Brasil. Esse grupo também estava encaminhando drogas por meio dessa empresa”, concluiu.
Disque-denúncia 181
A ligação é grátis. Você liga, faz sua denúncia, funcionamento 24h, todos os dias da semana (inclusive feriados), com sigilo e segurança. Ela é avaliada e encaminhada ao setor competente da polícia.
O que denunciar?
Tráfico ou uso de drogas, violência contra pessoas ou animais, indivíduos procurados, homicídio, estelionato, fraude, falsificação, abandono e desmanche de veículos, roubos ou furtos, porte de arma ilegal, sequestro, estupro, prostituição, contrabando, crimes contra a saúde pública, meio ambiente ou patrimônio, violências em geral.
Disque-Polícia 190
O 190 deve ser utilizado em situações de emergência policial, ou seja, crimes em curso ou urgências. A ligação é gratuita.
O que solicitar?
Todos os atendimentos de urgência e emergência de competência da Polícia.