Search
booked.net

DPE-AM abre procedimento para investigar abusos de fiscais da prefeitura contra ambulantes em Manaus

Foto: Divulgação

*Da Redação Dia a Dia Notícia

A Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM) instaurou um procedimento para apurar possíveis abusos por partes de servidores da prefeitura nas ações de fiscalização contra ambulantes no Centro de Manaus. A iniciativa do órgão acontece após a repercussão de um caso de fiscais municipais retirando com truculência a mercadoria de uma vendedora.

“Considerando o cenário de insegurança jurídica que atinge um grupo expressivo de trabalhadores, faz-se necessária a adoção de medidas orientativas, bem como a apuração de eventuais responsabilidades decorrentes dos excessos eventualmente identificados”, observou o defensor Carlos Almeida Filho, titular da DPEIC.

A ação visa apurar os fatos e garantir a proteção dos direitos dos ambulantes, com base nos princípios da dignidade da pessoa humana e do direito ao trabalho, assegurados pela Constituição Federal. O procedimento será conduzido pela Defensoria Pública Especializada em Interesses Coletivos (DPEIC).

Para a apuração dos fatos, a DPE-AM vai requisitar imagens e registros audiovisuais oficiais da operação realizada no Centro de Manaus, bem como cópias de eventuais autos de apreensão ou notificações emitidas aos ambulantes, além de solicitar informações à Prefeitura de Manaus, bem como os órgãos responsáveis pela regularização dos servidores ambulantes.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.