Search
booked.net
Search
Close this search box.

Dos oito deputados federais do AM, apenas um assinou a favor da PEC pelo fim da escala 6×1

Arte: Marcus Farias/Dia a Dia Notícia

*Da Redação Dia a Dia Notícia

Dos oito deputados federais que representam o Amazonas, apenas um, sendo Saullo Vianna (UB), assinou a proposta de emenda à Constiuição (PEC) pelo fim da escala 6×1, referente a seis dias trabalhados e um de folga. Os demais parlamentares não assinaram. Amom Mandel (Cidadania) se posicionou contra em suas redes sociais e recebeu diversas críticas.

A proposta foi formulada pelo movimento Vida Além do Trabalho (VAT) e apresentada pela deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP). Para ser protocolada, a PEC precisa de no mínimo um terço dos deputados. No caso da Câmara Federal, é necessário haver apoio de ao menos 171 deputados.

Os demais deputados do Amazonas ainda não assinaram ou se posicionaram sobre a PEC, são eles Adail Filho (Republicanos), Átila Lins (PSD), Capitão Alberto Neto (PL), Fausto Jr (UB), Sidney Leite (PSD) e Silas Câmara (Republicanos).

“Isso tira do trabalhador o direito de passar tempo com sua família, de cuidar de si, de se divertir, de procurar outro emprego ou até mesmo se qualificar para um emprego melhor. A escala 6×1 é uma prisão, e é incompatível com a dignidade do trabalhador”, disse Erika Hilton após o assunto se tornar um dos mais comentados nas redes sociais.

Entenda a PEC

A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) foi levada pela deputada Erika Hilton (PSOL-SP) para a Câmara dos Deputados. Além de abolir o sistema de jornada de trabalho 6×1, que proporciona apenas um dia de descanso semanal, a PEC deseja reduzir a carga horária total trabalhada no Brasil, possibilitando a adoção de um modelo de quatro dias de trabalho.

A deputada tem utilizado as redes sociais para mobilizar os parlamentares em busca de assinaturas no requerimento para a PEC, que necessita de 171 assinaturas para ser avaliada de forma oficial.

Erika Hilton considera a escala de trabalho 6×1 desumana. De acordo com ela, esse tipo de jornada priva o trabalhador de muitas coisas como de passar tempo com a família, cuidar de si, se divertir e até buscar algum tipo de evolução profissional para uma posição melhor.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.