*Da Redação Dia a Dia Notícia
O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump foi condenado nesta terça-feira (9) por abusar sexualmente e difamar a escritora E. Jean Carroll. O crime ocorreu na década de 1990. O expoente do partido Republicano deverá pagar 5 milhões de dólares (R$ 24,9 milhões) à escritora, conforme fixado pelo júri do tribunal federal de Manhattan.
Formado por seis homens e três mulheres, o júri foi obrigado a tomar uma decisão unânime para acarretar em uma condenação contra Trump. O corpo jurídico rejeitou os argumentos do ex-presidente e decidiu em favor da escritora.
Jean Carroll, de 79 anos, afirmou durante o julgamento civil que o megaempresário, de 76 anos, a estuprou em um provador de uma unidade da loja de departamentos Bergdorf Goodman, em Manhattan, em meados da década de 90. Em seguida, prejudicou sua reputação ao escrever em uma postagem na plataforma Truth Social – criada pelo próprio Trump – que suas alegações eram “uma frade completa”.
Analistas internacionais veem que o caso pode prejudicar Donald Trump na corrida presidencial de 2024. Ainda assim, o empresário é o favorito para vencer as primárias do Partido Republicano e concorrer à presidência dos EUA pela legenda contra o candidato democrata Joe Biden, reeditando a disputa de 2020.