Dom Alcimar Caldas Magalhães, bispo emérito do Alto Solimões, morreu na manhã desse domingo (20), após sofrer uma parada cardíaca.
Segundo a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), ele estava internado para realizar uma cirurgia de desobstrução do canal da vesícula, onde sofreu a parada e não resistiu.
Durante o período que esteve internado, os médicos descobriram que o religioso também estava com um problema no estômago. O quadro de saúde de Dom Alcimar se agravou ao longo dos dias e ele chegou a ser transferido para um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Dom Alcimar era da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos. Ele foi nomeado bispo pelo Papa João Paulo II em 1981 para a diocese de Carolina, no Maranhão. Em 1990 foi transferido para a então prelazia do Alto Solimões, onde tomou posse no dia 18 de novembro daquele mesmo ano. Renunciou ao cargo por motivos de idade após 24 anos como bispo, sendo sucedido por Dom Adolfo Zon.
O prefeito de Manaus, David Almeida e o vice-prefeito lamentaram a perda em nota na manhã desta segunda-feira.
“Com muito pesar, recebi a notícia da morte do bispo emérito da região do Alto Solimões, Dom Alcimar Caldas Magalhães, uma grande liderança da Igreja Católica no Amazonas, um servo de Deus. Que o Senhor conforte o coração de seus familiares, amigos e toda a população do Alto Solimões neste momento de profunda dor”, declarou o prefeito.
