*Da Redação Dia a Dia Notícia
Dois aviões Alpha Jets colidiram em pleno ar durante um ensaio de exibição da Patrulha Acrobática Francesa (PAF), nesta terça-feira (25), em Saint-Dizier, na França. Os pilotos e um passageiro conseguiram se ejetar. Não há relatos de vítimas civis.
O acidente foi registrado em vídeo, que foi compartilhado nas redes sociais. Nele, é possível ver seis aeronaves realizando acrobacias enquanto lançam fumaça nas cores da bandeira francesa. Em determinado momento, dois jatos colidem e se desintegram parcialmente devido ao impacto.
Um dos aviões caiu em um silo um parque industrial na região e iniciou um incêndio, que foi controlado e extinto.
Segundo as autoridades francesas, dois militares foram levados ao hospital e o terceiro sofreu ferimentos múltiplos e está sendo atendido no exército. Não há informações sobre suas identidades.
A Patrulha Acrobática Francesa (PAF) é a principal equipe de exibição da Força Aérea e Espacial Francesa, como a Esquadrilha da Fumaça brasileira. A equipe tem suas raízes em 1931 e voa com a aeronave Alpha Jet desde 1981.
O Alpha Jet é uma aeronave de treinamento e ataque ao solo que fez seu primeiro voo em 1973. O modelo está em serviço na Força Aérea Francesa desde 1977. Outros 51 exemplares ainda são dedicados a voos de treinamento.
Está previsto que eles possam voar pela Patrulha Acrobática Francesa até pelo menos 2032.