*Da Redação do Dia a Dia Notícia
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) resgatou dois filhotes de peixe-boi que estavam presos em malhadeiras na última semana, no município de Parintins (a 369 quilômetros a leste de Manaus) e na divisa entre os municípios de Nhamundá (a 383 quilômetros a leste de Manaus) e Terra Santa, no Pará. Os mamíferos aquáticos foram levados para tratamento na capital amazonense.
Segundo informações, o primeiro bebê foi resgatado após denúncias realizadas no último dia 12 de abril. As equipes da Sema estavam em Parintins para ações itinerantes do Castramóvel, quando foram comunicados sobre a situação do filhote preso em uma malhadeira, em uma comunidade próxima.
De acordo com o coordenador de Bem-Estar Animal da Sema, Rodrigo Dias, o segundo peixe-boi foi levado até Parintins, na última sexta-feira (14), após populares relatarem que ele estava em condição semelhante ao primeiro.
“A gente acredita que souberam do resgate do primeiro peixe-boi e que, por isso, nos acionaram também para esse segundo resgate. Um deles estava bem machucado. Fizemos todos os trâmites para trazê-los até Manaus, para que eles possam ser reabilitados”, disse Dias.
A ação foi realizada pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), e pela deputada Joana Darc. O regate também teve participação da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Sedema) de Parintins. A Casa Militar auxiliou no traslado dos filhotes ao Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) em Manaus.