As férias escolares chegaram e com elas o desafio de escolher locais para a diversão dos pequenos. Por isso, hoje apresento duas dicas de roteiros para conhecer, se divertir e ainda garantir muito conhecimento sobre diversos animais espalhados pelo Brasil e o mundo.
São dois dos maiores aquários do país. O AquaRio, no Rio Janeiro, considerado o maior aquário marinho da América do Sul por litros de água, e o Aquário de São Paulo, criado em 2006 como o primeiro aquário temático brasileiro.
Localizado em uma das regiões mais bonitas da capital carioca, no Porto Maravilha, Zona Central, o aquário do Rio de Janeiro possui mais de 26 mil de área construída, 4,5 milhões de litros de água salgada, mais de 10 mil animais e 350 espécies em 40 recintos.
Já estive duas vezes no local e é sempre uma experiência incrível, pois há muitas novidades, como fazer um mergulho no tanque principal, ao lado dos instrutores do aquário.
Além disso, há um túnel que permite passar por debaixo do principal tanque, garantindo uma visão única e muito especial de peixes, tubarões, arraias, tartarugas e muito mais.
No mesmo espaço do AquaRio, o visitante pode conhecer uma unidade do famoso museu de cera Dreamland, com réplica de artistas, atletas e personalidades como a rainha Elizabeth II, do Reino Unido, que faleceu em 2022. Também possui lojas com produtos temáticos, praça de alimentação e outros espaços com exposições.
Já o Aquário de São Paulo foi uma grata surpresa na minha vida, porque fiquei impressionada com a quantidade de espaços temáticos, como os que homenageiam a Amazônia, Pantanal, África, Indonésia e outros países.
Além de animais aquáticos, possui espécies de canguru, tamanduá e morcego.
O que mais chama a atenção dos visitantes são os lares dos pinguins, focas e ursos polares. Quando estive lá, em dezembro de 2024, o macho estava dormindo e uma das instrutoras explicou que, até fevereiro, ele costuma dormir mais horas por conta do período do inverno russo. É chamado de Peregrino, tem 3,2 metros de altura e mais de 620 quilos.
A instrutora revelou ainda que a fêmea, carinhosamente chamada de Aurora, possui 287 quilos, dois metros de altura e está passando um período separada do macho por suspeita de gravidez.
Dentro do aquário há várias lojinhas com produtos personalizados, praça de alimentação e um circuito temático, o Museu Jurássico, com um carrinho que te leva por um caminho com réplicas de dinossauros. Para esse brinquedo, é necessário pagar um valor à parte, com o ingresso vendido dentro do aquário.
Outro diferencial é que você pode pagar, também à parte, para assistir a uma apresentação das sereias dentro de um dos tanques, garantindo um momento mágico e emocionante, principalmente para as crianças.
Aproveite as dicas para conhecer os aquários e curtir momentos especiais em família. Ahhh! E depois volta aqui para contar tudo o que achou e mostrar as suas dicas.
Emanuelle Araújo
Jornalista, especialista em Ciência Política, Marketing Digital, Ecojornalismo e Ensino Superior, com mais de 20 anos de carreira, atuando em veículos de comunicação, assessoria de imprensa e redes sociais. Sou apaixonada por viagens e pela Amazônia! Já fui responsável pela produção de conteúdo das redes sociais de mais de 100 hotéis espalhados pelo Brasil, sempre dando dicas de turismo e destacando destinos incríveis. Na coluna “Turismo do Dia”, mostro informações especiais para quem não dispensa alguns dias de folga, se divertindo e conhecendo novos destinos. Vem “turistar” comigo! Para saber mais, me siga no @turismododia_.