*Lucas dos Santos – Da Redação Dia a Dia Notícia
O vereador Caio André (PSC) começou a receber apoio formal dos colegas para se tornar o novo presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM). O parlamentar faz parte do grupo que impediu a manobra de David Reis (Avante) para continuar à frente da casa. A princípio, o vereador recebeu o apoio de Amom Mandel (Cidadania), Peixoto (Pros), Thaysa Lippy (PP) e Yomara Lins (PRTB), a qual também lançou o próprio nome para a primeira vice-presidência da CMM, em parceria com Caio André.
Amom declarou seu apoio por meio de postagem nas redes sociais, enquanto Peixoto, Thaysa e Yomara publicaram vídeos para explicitar seus votos. Até a eleição, em 5 de dezembro, Caio André deve receber o apoio dos demais vereadores que compõem o grupo contrário a David Reis.
Uma das favoritas da disputa até então, Yomara Lins abriu mão da presidência em benefício de Caio André, preferindo disputar a vice-presidência. A dobradinha entre os parlamentares pode sacramentar a derrota do atual presidente da CMM.
Os dois são membros de partidos que estão na base de apoio do prefeito David Almeida (Avante) e do governador Wilson Lima (União). Além disso, possuem boas influências políticas na gestão pública do estado do Amazonas. O PSC de Caio André foi o partido pelo qual Wilson Lima elegeu-se em 2018, enquanto Yomara possui parentesco com figuras fortes da política: é irmã da conselheira Yara Lins, do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), e tia do deputado federal eleito Fausto Jr. (União).
O vereador Caio André foi o primeiro e único candidato à presidência a aceitar e responder aos compromissos propostos para a próxima gestão da Câmara Municipal de Manaus. Por esse motivo, anúncio que terá o meu apoio nessa disputa. Indico também a todos os vereadores o nome dele. pic.twitter.com/vdFfqHnL7D
— Amom Mandel (@eusouamom) November 26, 2022
Peixoto
Yomara Lins
Thaysa Lippy
Mais apoios
Caio André continua recebendo apoios de seus colegas na CMM. Ao longo da tarde deste sábado, declararam apoio os vereadores Allan Campelo (PSC), Bessa (Solidariedade) Capitão Carpê Andrade (Republicanos), Daniel Vasconcelos (PSC), Diego Afonso (União), Ivo Neto (PSC), Marcelo Serafim (Avante) e William Alemão (Cidadania).
Allan Campelo
Bessa
Capitão Carpê Andrade
Daniel Vasconcelos
Diego Afonso
Ivo Neto
Marcelo Serafim
William Alemão