*Da Redação Dia a Dia Notícia
Inspirada nas memórias e na beleza da vida às margens dos rios amazônicos, a marca Sapopema Biojoias lançou a coleção “Cangalha”, que celebra a cultura e o cotidiano das populações ribeirinhas e caboclas. Apresentada durante o Amazon Poranga Fashion, em Manaus, a nova linha reúne peças de vestuário e biojoias sustentáveis produzidas com sementes, fibras e outros materiais da floresta. Criada por Regina Ramos, moradora da comunidade do Carão, em Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus), a coleção transforma lembranças de infância em expressões de moda, ancestralidade e conexão com o território.
A CEO e criadora da marca, Regina Ramos, explica que o nome da coleção vem do termo “cangalha”, usado para se referir ao conjunto de canoas que passavam em frente à sua casa, no interior do Amazonas, quando ela ainda era criança.
“A canoa é um elemento central na vida das comunidades ribeirinhas e tradicionais. Nós a utilizamos para tudo: ir à taberna, atravessar para praia, chegar à escola. Cada peça remete a esse elemento e se traduz em uma homenagem ao trabalho, à beleza e à memória que nascem das nossas vivências cotidianas”, destaca Regina Ramos.
Com uma estética contemporânea, “Cangalha” convida o público a navegar por memórias que se transformam em moda. A coleção inclui camisas, calças, vestidos, brincos, bolsas, colares e pulseiras, produzidos a partir de materiais como sementes, fibras, cascas, madeiras e outros, respeitando o ritmo da floresta.
“Essa lembrança de infância é de quem vive à beira do rio. A coleção vem para mostrar que nós, população amazônica, ribeirinha e cabocla, temos bom gosto, senso crítico, criatividade e somos capazes”, destaca a empreendedora.
Mais informações sobre a coleção, valores e entregas podem ser obtidas pelo WhatsApp (92) 98600-9910 e no Instagram @sapopemabiojoia.
