*Da Redação Dia a Dia Notícia
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informa que irá interromper o tráfego na rodovia BR-319 entre 10h e 14h desta quinta-feira (5/1). A interdição da estrada que liga Manaus a Porto Velho é necessária para realizar o transporte de uma balsa entre o Careiro da Várzea (km 13) e a ponte sobre o rio Curuçá (km 23,1). O equipamento será utilizado no apoio aos serviços de demolição dos restos da ponte, que desabou no fim de 2022.
Os trabalhos de retirada das estruturas de concreto dos rios Curuçá e Autaz-Mirim iniciaram em dezembro. Na ocasião, foram assinados dois contratos, um para cada ponte, totalizando um investimento de aproximadamente R$ 7,5 milhões. A expectativa do Dnit é de que os trabalhos sejam concluídos em 90 dias para que seja iniciada o quanto antes a reconstrução das novas pontes no km 23,1 e no km 24,6 da rodovia.
Na primeira etapa dos trabalhos, as equipes da Autarquia estão atuando na execução dos caminhos de serviço para que as máquinas possam chegar até o local da demolição e remoção das estruturas de concreto.
Outra ponte cai após ser interditada na BR-319, no Amazonas; confira o vídeo e fotos
Governo do Amazonas garante transporte para produtores rurais afetados pelo desabamento das pontes da BR-319
Cheia no rio Curuçá provoca transtornos em trecho da BR-319 onde ponte desabou
Reconstrução
O Dnit já trabalha na contratação emergencial das empresas que vão reconstruir as novas travessias. No caso da ponte sobre o rio Curuçá, o processo está na fase de contratação da empresa.
Para as obras de Autaz-Mirim o DNIT tem a expectativa de concluir a contratação emergencial e assinar o contrato com a empresa no início deste ano. A Autarquia ressalta que, de acordo com o artigo 75 da Lei nº 14.133/2021, o prazo para as obras contratadas de forma emergencial é de até um ano.